Cidade, modos de usar: um ensaio sobre leitura

Autores

  • Fábio Duarte Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p173-183

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Análise urbana. Cidade comunicada. Rastros urbanos. Curitiba.

Resumo

Os conceitos de cidade e urbano são, muitas vezes, tomados como similares; mas é justamente em suas diferenças que estão as riquezas conceituais para análise das vivências urbanas. A partir da análise de alguns autores (LYNCH) e críticos (SASAKI) das metodologias de leitura do espaço urbano, propomos a discussão das possibilidades de mapear a cidade não a partir de referências físicas, mas de suas vivências – nas quais os trabalhos de Georg Simmel, Lucrécia Ferrara e Armando Silva são discutidos. Nesse ponto, propomos os três conceitos operacionais: a cidade percebida, em que o foco é entender a cidade não pelo que ela se apresenta a nós, mas as representações que dela fazem seus habitantes; os rastros urbanos, os quais, por mínimos indícios, resgatamos as diversas vivências urbanas que se sobrepuseram e que ainda ecoam na cidade em que vivemos atualmente; e a cidade comunicada, na qual verificamos a interdependência existente na vivência urbana e suas representações do espaço urbano construído e o espaço simbólico inserido na cidade pelos meios de comunicação. Para ilustrar a intenção conceitual e metodológica deste ensaio, tomamos exemplos de trabalhos de leitura urbana realizados em Curitiba, Paraná. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professor do mestrado em Gestão Urbana da PUC do Paraná, arquiteto e doutor em Comunicações pela USP e mestre em Multimeios (Unicamp). Foi pesquisador de doutorado em Desenvolvimento Regional (Université Laval, Canadá) e Geografia (Sorbonne, França).

Downloads

Edição

Seção

História

Como Citar

Duarte, F. (2008). Cidade, modos de usar: um ensaio sobre leitura. Paisagem E Ambiente, 25, 173-183. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p173-183