Os espaços livres públicos da região metropolitana de Belo Horizonte (MG): área conurbada do vetor oeste

  • Marieta Cardoso Maciel Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
  • Natalia Achcar Monteiro Silva Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
  • Mirelli Borges Medeiros Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
  • Priscila Schiavo Gomes da Costa Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
  • Renata Carolina Fraga Ribeiro Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.
Palavras-chave: Forma urbana. Espaços livres de uso público. Área conurbada da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Resumo

Este estudo apresenta um panorama geral das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais em relação à participação na rede nacional do projeto Quadros do Paisagismo no Brasil. A ênfase está nas discussões atuais sobre os espaços livres das bordas da área conurbada de Belo Horizonte (MG), para a qual já foi desenvolvida a análise do Vetor Norte e, em processo de execução, a do Vetor Oeste. As etapas da pesquisa se iniciam com a revisão bibliográfica e documental, sequenciada pelo levantamento e pela identificação prévia das tipologias dos espaços livres da mancha conurbada, seguida do trabalho de campo para confirmação das áreas e, por fim, a triangulação das informações e os resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieta Cardoso Maciel, Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professora titular e coordenadora do Mestrado Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (MACPS) da Escola de Arquitetura da UFMG.

Natalia Achcar Monteiro Silva, Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Arquiteta urbanista, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (MACPS-UFMG), pesquisadora no Laboratório de Paisagem do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, docente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH).

Mirelli Borges Medeiros, Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduação lato sensu em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras (UFL) e em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído pela UFMG. Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (MACPS) da Escola de Arquitetura da UFMG.

Priscila Schiavo Gomes da Costa, Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Aluna de Arquitetura e Urbanismo e bolsista do Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG).

Renata Carolina Fraga Ribeiro, Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Aluna de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Intercâmbio na University of Portsmouth, cursando BA (Hons) Architecture. Bolsista do Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura da UFMG.

Referências

BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada. Unidades de Planejanemtno de Belo Horizonte. Belo Horizonte: PBH, 2012. Disponível em: http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/sites/gestaocompartilhada.pbh.gov.br/files/produtos/3_mapa_unidades_planejamento_bh_a3_0.pdf. Acesso em: 24 mai. 2015.

BRASIL. Lei Complementar Nº 14, de 8 de junho de 1973. Estabelece as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp14.htm. Acesso em: 30 mai. 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/sinopse/sinopse_tab_rm_zip.shtm. Acesso em: 31 mai. de 2015.

MACIEL, Marieta Cardoso et al. Os espaços livres públicos do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: COLÓQUIO NACIONAL QUAPÁ-SEL, 9, 2014, Vitória. Disponível em: http://quapa.fau.usp.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/03/Os-espa%C3%A7os-livres-p%C3%BAblicos-do-vetor-norte-da-regi%C3%A3o-metropolitana-de-Belo-Horizonte.pdf. Acesso em: 1 ago. 2016.

MACIEL, Marieta Cardoso (Coord.); PEREIRA COSTA, Stäel de Alvarenga; TEIXEIRA, Maria Cristina Villefort et al. Sistemas de espaços livres e forma urbana da cidade brasileira na contemporaneidade – QUAPÁ-SEL II. (Relatório final do projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG). Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

PEREIRA COSTA, Stäel de Alvarenga (Coord.); MACIEL, Marieta Cardoso et al. Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea: estudos de caso em metrópoles-cidades e novas territorialidades urbanas brasileiras – Núcleo Belo Horizonte. (Relatório final do projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG). Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

TEIXEIRA, Maria Cristina Villefort (Coord.); PEREIRA COSTA, Stäel de Alvarenga; MACIEL, Marieta Cardoso et al. Os elementos tipo-morfológicos das bordas metropolitanas de Belo Horizonte. (Relatório final do projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG). Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

Publicado
2016-12-19
Como Citar
Maciel, M., Silva, N., Medeiros, M., Costa, P., & Ribeiro, R. C. (2016). Os espaços livres públicos da região metropolitana de Belo Horizonte (MG): área conurbada do vetor oeste. Paisagem E Ambiente, (38), 167-181. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i38p167-181
Seção
Espaços Livres