Redes sociais e paisagem da destinação turística: fotografias online na construção da imagem da cidade

Autores

  • Luciana Noronha Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade do Vale do Itajaí - Univali http://orcid.org/0000-0003-0889-0784
  • Alina Gonçalves Santiago Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósArq

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i40p9-31

Palavras-chave:

Redes Sociais. Paisagem Urbana. Fotos Online. Destinações Turísticas.

Resumo

A atividade turística tem as paisagens entre seus principais atrativos. Registros fotográficos como fragmentos da realidade, são produtos de um olhar a aspectos da paisagem e mediadores doe seu processo de significação. Novas formas de registrar e compartilhar a experiência turística em fotografias digitais produzidas e compartilhadas online, tem implicado na ampliação de seu efeito e possibilitado novos tipos de apropriação, interação e criação do espaço. Este estudo pretende investigar possíveis influências das fotografias online na imagem de destinações turísticas, a partir de Balneário Camboriú/SC. A metodologia inclui uma etapa quantitativa - quantidade e localização das fotos - e outra qualitativa - análise de conteúdo das fotos e seus comentários. A concentração de fotografias online em áreas de orla e a presença predominante de elementos naturais como argumentos centrais, associados às emoções positivas, destacam-se entre os resultados.

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Biografia do Autor

  • Luciana Noronha Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Universidade do Vale do Itajaí - Univali

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Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Paisagem Urbana

Como Citar

Redes sociais e paisagem da destinação turística: fotografias online na construção da imagem da cidade. (2017). Paisagem E Ambiente, 40, 9-31. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i40p9-31