A arte de bem viver a paisagem em seu tempo: Miranda Martinelli Magnoli e o ensino de arquitetura no Brasil

Autores

  • Paulo Chiesa Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i21p121-134

Palavras-chave:

Miranda Magnoli, ensino de arquitetura, cultura, paisagem e ambiente

Resumo

O artigo aborda a contribuição da arquiteta Miranda Martinelli Magnoli para o estudo, o ensino e a prática de arquitetura no Brasil. Para isso, resgatam-se fragmentos de textos de sua autoria e investiga-se o rebatimento de suas idéias sobre o ambiente e a paisagem em três pesquisas por ela orientadas, que concluíram com a defesa de teses de doutorado na FAUUSP. Busca-se enfatizar, por esse tipo de análise, o aporte original dessa intelectual para compreender a dimensão cultural das paisagens, para além da noção corrente de paisagem como expressão singular de uma porção do ambiente ou, ainda, da paisagem como os espaços e lugares não-edificados residentes na arquitetura, nas cidades e no território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Edição

Seção

Depoimentos

Como Citar

Chiesa, P. (2006). A arte de bem viver a paisagem em seu tempo: Miranda Martinelli Magnoli e o ensino de arquitetura no Brasil . Paisagem E Ambiente, 21, 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i21p121-134