Sistema de Espaços Livres nas Cidades Brasileiras – Um Debate conceitual

Autores

  • Mônica Bahia Schlee Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAU-UFRJ)
  • Maria Julieta Nunes Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andrea Queiroz Rego Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB–FAU-UFRJ).
  • Paulo Rheingantz Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ
  • Maria Ângela Dias Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ
  • Vera Regina Tangari Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i26p225-247

Palavras-chave:

Espaços livres, Paisagem, Território

Resumo

Este artigo se propõe a construir um quadro de referências para a compreensão dos sistemas de espaços livres de edificação aplicados a diversas escalas de análise. Neste artigo são enfocados alguns conceitos iniciais, considerados fundamentais para a compreensão do tema em questão: “território“, “paisagem“, “ambiente“, “sistema” e “espaço”, envolvendo contribuições de diversos campos do conhecimento. O recorte proposto buscou relacionar os diversos significados dos conceitos, criticamente analisados, com vistas à construção de um arcabouço teórico transdisciplinar. Reflete o esforço de síntese conceitual que servirá de base para nortear futuras investigações e busca oferecer uma perspectiva contemporânea do assunto, possibilitando configurar um panorama de debate sobre o conteúdo sociocultural e a forma dos sistemas de espaços livres e de sua relação com a paisagem brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Bahia Schlee, Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAU-UFRJ)

    Urbanista e arquiteta-paisagista, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Fauldade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAU-UFRJ), com mestrado em Estruturais Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP) e Arquitetuta da Paisagem pela Penn State University

  • Maria Julieta Nunes, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Arquiteta e urbanista, professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), com doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ.

  • Andrea Queiroz Rego, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB–FAU-UFRJ).

    Arquiteta e urbanista, professora adjunta da Universidade Gama Filho, com doutorado em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB–FAU-UFRJ).

  • Paulo Rheingantz, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ

    Arquiteto e urbanista, professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), docente e pesquisador do Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAUUFRJ),
    com doutorado pela Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ).

  • Maria Ângela Dias, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ

    Arquiteta e urbanista, professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) e pesquisadora do Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAU-UFRJ), com doutorado pela Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ).

  • Vera Regina Tangari, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ)

    Arquiteta e urbanista, professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) e docente e pesquisadora do Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ – FAUUFRJ), com doutorado em Estruturais Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Downloads

Publicado

2009-06-30

Edição

Seção

Paisagem Urbana

Como Citar

Schlee, M. B., Nunes, M. J., Rego, A. Q., Rheingantz, P., Dias, M. Ângela, & Tangari, V. R. (2009). Sistema de Espaços Livres nas Cidades Brasileiras – Um Debate conceitual. Paisagem E Ambiente, 26, 225-247. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i26p225-247