A Dinâmica Natural das Florestas

  • Euler Sandeville Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
Palavras-chave: Sucessão ecológica, Florestas tropicais, Ecossistemas tropicais, Paisagens naturais brasileiras.

Resumo

Este artigo elabora uma revisão de teorias sobre o processo de sucessão ecológica, relevantes para uma adequada compreensão da dinâmica natural da vegetação no Brasil. A valorização da natureza é, hoje, um tema recorrente, e a possibilidade de entendê-la como um processo em mudança contínua é uma das bases da abordagem científica da paisagem e pré-requisito para seu estudo, interpretação e mesmo para aplicação em trabalhos de planejamento ambiental. A aplicação das teorias de sucessão ecológica nos ecossistemas tropicais procura entender os processos de regeneração natural e recuperação de matas nativas. O artigo é parte dos capítulos de minha tese de doutorado2 e dá continuidade ao artigo intitulado “A Divisão Natural das Paisagens Brasileiras”, publicado em Paisagem e Ambiente, n. 18. Este trabalho terá continuidade em um terceiro artigo que discutirá conceitos e técnicas de recuperação de áreas degradadas com vegetação nativa, nos quais os conceitos aqui apresentados são aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euler Sandeville, Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
Arquiteto e urbanista com formação em Arte Educação, pós-graduado em Ecologia, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor do Grupo Paisagem e Ambiente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP), do qual é atualmente coordenador e professor orientador da área de concentração Paisagem e Ambiente do curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Publicado
2010-06-30
Como Citar
Sandeville, E. (2010). A Dinâmica Natural das Florestas. Paisagem E Ambiente, (27), 53-70. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i27p53-70
Seção
Fundamentos