Uma Infra-Estrutura Verde Para a Bacia do Córrego Poá, Taboão da Serra, SP

  • Lícia Cotrim Carneiro Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Mara Sanches Universidade de São Paulo
  • Fabíola Bernardes de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Infra-estrutura verde, Desenvolvimento urbano, Sustentabilidade, Espaços abertos, Drenagem urbana.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um exercício projetual, fruto de atividades acadêmicas coordenadas pelo professor doutor Paulo Renato Mesquita Pellegrino, em 2007, no curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O tema central desse exercício foi o desenvolvimento de uma estratégia para implantação de uma infra-estrutura verde para a bacia do córrego Poá, localizada no município de Taboão da Serra, em São Paulo, que hoje se encontra em uma área intensamente transformada, densamente construída e poluída. O trabalho foi elaborado em dois momentos, abrangendo uma proposta para toda a bacia e outra para um recorte escolhido dessa bacia. As propostas surgiram do cruzamento entre os mapas elaborados sobre os aspectos biofísicos e urbanos locais, a revisão teórica e as análises realizadas em visitas a campo. Foram sugeridas novas formas de planejar-se a paisagem a partir da qualificação e articulação dos espaços abertos vegetados e da criação de formas de circulação para as pessoas, a fauna local e as águas. Contudo, para o sucesso da aplicação desse conceito é necessária a reunião de esforços coordenados e multidisciplinares, envolvendo instituições de pesquisa, comunidade, autoridades e lideranças locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lícia Cotrim Carneiro Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco, mestranda do curso de pós-graduação
em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, área de concentração Paisagem e Ambiente.

Patrícia Mara Sanches, Universidade de São Paulo

Arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo, mestranda do curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, área de concentração Paisagem e Ambiente.

Fabíola Bernardes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina. mestranda do curso de pós-graduação
em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, área de concentração Paisagem e Ambiente.

Publicado
2010-12-30
Como Citar
Leão, L., Sanches, P., & Souza, F. (2010). Uma Infra-Estrutura Verde Para a Bacia do Córrego Poá, Taboão da Serra, SP. Paisagem E Ambiente, (28), 43-58. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i28p43-58
Seção
Projeto