Dinâmicas Urbanas e Pesquisas no Núcleo de Estudos da Paisagem na Área de Mananciais

Autores

  • Euler Sandeville Júnior Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
  • Priscila Ikematsu Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
  • Gabriella Roesler Radoll Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
  • Simone Miketen Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p107-126

Palavras-chave:

Paisagem, Planejamento da paisagem, Participação social, Mananciais

Resumo

Este trabalho apresenta os estudos do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP) desenvolvidos nas áreas de importantes reservatórios de água utilizados para o abastecimento público: as represas Billings e Guarapiranga. Os trabalhos são realizados em diferentes escalas de análise e estão focados na necessidade de compreender os processos urbanos e ambientais, além de formas de participação social. Os métodos utilizados são bastante diversos, incluindo trabalhos de campo, mapeamentos temáticos, cartografia de atores, entrevistas e observação participante, a fim de discutir as transformações da paisagem na escala regional e conflitos decorrentes, correlacionando-as com as escalas locais no cotidiano da população. Os resultados de tais estudos reforçam a urgência de ações voltadas à melhoria da qualidade socioambiental e urbana dessa região, mas indicam a necessidade de ampliação da equipe para trabalhos colaborativos com grupos locais, considerando a complexidade e a escala espacial dos fenômenos urbanos e ambientais. Com isso, é possível trazer nova compreensão desses processos, bem como iluminar e problematizar aspectos que contribuam para a análise das implicações das políticas públicas e dos processos de construção do urbano, de seus contextos políticos, e esclarecer as atuais condições para uma efetiva participação da população no planejamento e gestão das áreas de mananciais intensamente urbanizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Euler Sandeville Júnior, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
    Arquiteto e Urbanista, Arte-Educador, Pós-graduado em Ecologia, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor Livre-Docente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP), Vice-coordenador da Área Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP, Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP).
  • Priscila Ikematsu, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)

    Engenheira Ambiental, Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, Mestranda
    pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP) – Área Paisagem e Ambiente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem.

  • Gabriella Roesler Radoll, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)

    Arquiteta e Urbanista, Mestranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP) – Área Paisagem e Ambiente. Pesquisadora
    do Núcleo de Estudos da Paisagem

  • Simone Miketen, Universidade de São Paulo

    Socióloga, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo (PROCAM-USP) – Conservação e Desenvolvimento Socioambiental - Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

Sandeville Júnior, E., Ikematsu, P., Radoll, G. R., & Miketen, S. (2012). Dinâmicas Urbanas e Pesquisas no Núcleo de Estudos da Paisagem na Área de Mananciais. Paisagem E Ambiente, 30, 107-126. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p107-126