Arquitetura da paisagem da cidade e a importância da sistematização da análise do problema projetual

  • Rodrigo Gonçalves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica
  • Alina Gonçalves Santiago Universidade Federal de Santa Catarina. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: Paisagismo. Metodologia projetual. Desenho urbano

Resumo

Com este artigo pretende-se levantar os conceitos próprios da atividade da Arquitetura Paisagística encarando-a como disciplina projetual e associando-a ao Design Ambiental, necessitando, assim, de linhas metodológicas específicas para apresentação de soluções coerentes aos problemas paisagísticos. Sob esta ótica, reflexões sobre o uso da vegetação no projeto dos espaços exteriores são apresentadas apontando-se uma etapa de sistematização da análise do problema de projeto, dentro da abordagem da concepção de uma metodologia projetual em arquitetura paisagística. Também foram analisadas oito vias de circulação da área central de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, exemplificando uma etapa de sistematização da análise do problema de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica
Arquiteto; MSc.; Professor do Curso de Design do CEFET/SC; Endereço: Serv. Hilário Manoel da Silva, 137, Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis, SC, CEP 88056-345.
Alina Gonçalves Santiago, Universidade Federal de Santa Catarina. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arquiteta; Dra.; Professora do Departamento de Arquitetura da UFSC
Publicado
2007-12-31
Como Citar
Santos, R., & Santiago, A. (2007). Arquitetura da paisagem da cidade e a importância da sistematização da análise do problema projetual. Paisagem E Ambiente, (24), 247-258. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p247-258
Seção
ENEPEA