Uso de geotecnologias para mapeamento de áreas inundáveis em zonas urbanas: estudo de caso da zona urbana de Pelotas/RS

Autores

  • Cláudio Santos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sonia Afonso Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p319-326

Palavras-chave:

Geotecnologias. Mapeamento de áreas inundáveis. Planejamento urbano.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a zona urbana do município de Pelotas-RS. Realiza a organização de dados referentes ao relevo natural do município relacionando-os com a drenagem urbana, a fim de identificar áreas de risco internas ao perímetro urbano suscetíveis a inundações. Visa, com isso, minimizar a carência de informações referentes ao tema e subsidiar a construção de um instrumento orientador para uso e ocupação do solo, além de utilidades educativas. Por meio de recursos de sensoriamento remoto e geoprocessamento foram identificadas as áreas de risco, constituindo importante instrumento para definição de áreas de expansão urbana, localização de equipamentos e atividades poluentes. Os resultados apresentados com recursos de simulação digital verificam que aproximadamente 37,5% do território urbano encontra-se em cotas abaixo de 5 metros e próximos a cursos d’água, oferecendo risco de inundação. Isso vem demonstrar a relevância de diagnósticos mais aprofundados sobre drenagem urbana instrumentalizando melhor as atividades de planejamento de uso e ocupação do solo. A utilização prática do método de identificação e mapeamento demonstra a sua aplicabilidade a outros municípios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Santos da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina.

    Arquiteto e Urbanista, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Florianópolis/SC.

  • Sonia Afonso, Universidade Federal de Santa Catarina.

    Arquiteta e Urbanista, Dra. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP. Professora do Departamento de Arquitetura e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído/UFSC. Florianópolis/SC.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Silva, C. S. da, & Afonso, S. (2007). Uso de geotecnologias para mapeamento de áreas inundáveis em zonas urbanas: estudo de caso da zona urbana de Pelotas/RS. Paisagem E Ambiente, 24, 319-326. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p319-326