Ocorrência e apropriação das linhas projetuais de paisagismo em ateliê de projeto paisagístico

Autores

  • Ana Elisa Moraes Souto Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Fabiano de Vargas Scherer Universidade de Santa Cruz do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p363-370

Palavras-chave:

Linhas projetuais. Estrutura dos espaços. Concepção espaço aberto

Resumo

Este artigo trata do processo de ocorrência e apropriação por parte dos alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo dos onceitos, das características e dos principais exemplos ligados as linhas projetuais históricas de desenvolvimento do paisagismo no Brasil. Mais especificamente trata da experiência em sala de aula no atelier da disciplina de Paisagismo II do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Partindo dos projetos realizados pelos alunos questiona-se a falta de estrutura e a falta do estabelecimento de relações entre os elementos componentes do projeto. Questionase também o desconhecimento por parte do aluno da relação entre projeto arquitetônico e projeto paisagístico, bem como das particularidades do ultimo. E salienta-se a importância do conhecimento das linhas projetuais paisagísticas, de referenciais, que servem como base na concepção e no desenvolvimento, bem como auxiliam na conexão das relações dos projetos paisagísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Elisa Moraes Souto, Universidade de Santa Cruz do Sul.

    Arquiteta. Msc. Doutoranda em Teoria História e Crítica de Arquitetura – PROPAR/UFRGS. Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, na área de Projeto.

  • Fabiano de Vargas Scherer, Universidade de Santa Cruz do Sul.

    Arquiteto. Msc. Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, na área de Projeto.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Souto, A. E. M., & Scherer, F. de V. (2007). Ocorrência e apropriação das linhas projetuais de paisagismo em ateliê de projeto paisagístico. Paisagem E Ambiente, 24, 363-370. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p363-370