O caráter único de Morro Vermelho na região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Simone Marques de Souza Safe Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura
  • Luciane Raposo Faquineli Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura
  • Staël de Alvarenga Pereira Costa Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p151-166

Palavras-chave:

Morfologia urbana. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Protonúcleo. Morro Vermelho.

Resumo

A expressão histórica e cultural de uma sociedade no ambiente físico permite a contemplação da vivência da comunidade em diversos períodos morfológicos, conferindo ao habitat uma identidade própria. O presente artigo tem como objetivo contrapor a ausência de tecido urbano em Morro Vermelho, distrito do município de Caeté, Minas Gerais, à evolução urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na qual está inserido, buscando compreender os motivos pelos quais essa ocupação territorial estagnou. Além disso, o trabalho visa aplicar os conceitos da Escola Italiana e da Escola Inglesa de Morfologia Urbana, comparando a análise feita no Distrito de Morro Vermelho em 2013 com a formação de Belo Horizonte, quando ainda era Arraial Curral Del Rei. Para o desenvolvimento deste artigo foi realizado um trabalho de campo no distrito de Morro Vermelho e posterior análise dos dados coletados utilizando os conceitos de Morfologia Urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Marques de Souza Safe, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

    Graduada em Arquitetura pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Luciane Raposo Faquineli, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

    Graduada em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Staël de Alvarenga Pereira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

    Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Master of Arts em Design Urbano pela Oxford Brookes University. Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Coordenadora do Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG).

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

História

Como Citar

Safe, S. M. de S., Faquineli, L. R., & Costa, S. de A. P. (2013). O caráter único de Morro Vermelho na região metropolitana de Belo Horizonte. Paisagem E Ambiente, 32, 151-166. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p151-166