Paisagem do centro de Teresina: os significados dos elementos morfológicos

Autores

  • Luciene Brito Cardoso Universidade Federal de Pernambuco.
  • Vera Mayrink Melo Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p196-204

Palavras-chave:

Paisagem. Significado. Morfologia.

Resumo

Este artigo trata de um recorte da paisagem do centro da cidade de Teresina, capital do Estado do PI, e abrange o período entre o final da década de 1980, do século XX e o início do século XXI. Neste recorte a paisagem é entendida como o resultado da ação dos diferentes grupos culturais e, de acordo com os fundamentos da nova geografia cultural, possui diferentes significados para aqueles que “a fizeram, a alteraram, a mantiveram, (e) a visitaram”. Assim, analisa-se a paisagem do centro de Teresina a partir da interpretação dos significados atribuídos aos elementos morfológicos que constituem esta paisagem pelos grupos culturais que vivenciam o bairro. Este artigo trata também da importância de incluir a dimensão cultural nas políticas públicas que regulam as intervenções urbanas realizadas no centro de Teresina, de forma a contribuir para a permanência de elementos morfológicos que caracterizam a identidade da cidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciene Brito Cardoso, Universidade Federal de Pernambuco.

    Arquiteta, especialista em ciências ambientais pela UFPI e mestranda do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

  • Vera Mayrink Melo, Universidade Federal de Pernambuco.

    Arquiteta, doutora em geografia humana pela UFRJ, professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. 

Downloads

Publicado

2006-12-04

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Cardoso, L. B., & Melo, V. M. (2006). Paisagem do centro de Teresina: os significados dos elementos morfológicos. Paisagem E Ambiente, 22, 196-204. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p196-204