Exercícios gramaticais no ensino de paisagismo experiências didáticas em diferentes contextos: UFU/Uberlância e UNIFOR/Fortaleza

Autores

  • Glauco de Paula Cocozza Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Cláudia Lacerda Rocha Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p151-164

Palavras-chave:

Exercícios gramaticais. Metodologia de ensino. Paisagismo.

Resumo

Este artigo apresenta alguns exercícios gramaticais aplicados na disciplina de Paisagismo da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade de Fortaleza, apresentando a metodologia aplicada, os temas sugeridos para os exercícios, a sua relação com a ementa da disciplina, os reflexos no aprendizado, e como eles possibilitam uma interpretação dos conceitos e práticas que o paisagismo propicia. Essa temática não é recente, alguns professores adotam metodologias semelhantes, variando o tema, a articulação com conteúdos ministrados e a forma de abordagens. O objetivo deste trabalho é apresentar como os exercícios são pensados na disciplina, como são executados e de que modo se relacionam ao trabalho final entregue como síntese da disciplina de Paisagismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauco de Paula Cocozza, Universidade Federal de Uberlândia

    Arquiteto e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU). Doutor em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Especialista em ensino de Arquitetura Paisagística (FAUUSP/FUPAM/ABAP/IFLA/UNESCO). FAUeD/UFU.

  • Fernanda Cláudia Lacerda Rocha, Universidade de Fortaleza

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora, pesquisadora, coordenadora do Laboratório da Paisagem da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie MINTER UPM/Unifor. Especialista em Paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em ensino de Arquitetura Paisagística FAUUSP/FUPAM/ABAP/IFLA/UNESCO). Fundação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Referências

ABBUD, Benedito. Criando paisagens. São Paulo: Senac, 2006. 207 p.

FARAH, Ivete; SCHLEE, Mônica Bahia; TARDIN, Raquel. Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil. São Paulo: Senac, 2010. 232 p.

McLEOD, Virginia. El detalle em el paisajismo contemporáneo. Barcelona: Blume Naturart, 2008. 192 p.

PELLEGRINO, Paulo Renato. O programa de capacitação em arquitetura paisagística. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP, n. 19, 2006, p. 212-219.

REID, Grant W. From concept to form in landscape design. Universidade da Califórnia, John Wiley & Sons, 2007. 256 p.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. Paisagismo, um campo interdisciplinar de ensino e aprendizado: desafios e potencialidades. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2009, p. 1-5.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. O uso de diagramas conceituais como instrumento de aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2, 2010, Fortaleza: Fundação Edson Queiroz.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. Quid pro quod: modelo volumétrico processual e estruturação do espaço livre. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 3, 2011, Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, p. 1-6.

TABACOW, José. Arte e paisagem. São Paulo: Studio Nobel, 2004. 224 p.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 239 p.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa

Como Citar

Exercícios gramaticais no ensino de paisagismo experiências didáticas em diferentes contextos: UFU/Uberlância e UNIFOR/Fortaleza. (2014). Paisagem E Ambiente, 34, 151-164. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p151-164