Espaços livres e morfologia urbana: discussões sobre influências na qualidade climática e sustentabilidade urbana a partir de estudos em cidades no estado de Alagoas – Brasil

Autores

  • Gianna Melo Barbirato Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)
  • Simone Carnaúba Torres Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)
  • Ricardo Victor Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i36p49-68

Palavras-chave:

Espaços livres. Morfologia urbana. Qualidade climática urbana. Sustentabilidade urbana.

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre morfologia urbana, espaços livres e sua relação com a adequação climática e a sustentabilidade urbana, a partir da análise de mapas climáticos e cenários urbanos com o auxílio de simulações computacionais realizadas nas cidades de Maceió e Arapiraca, no Estado de Alagoas. Esses estudos revelam que os padrões de ocupação urbana determinados pelos atuais instrumentos de legislação urbanística não são capazes de potencializar o aproveitamento de condicionantes ambientais no meio urbano. Este artigo destaca, também, a necessidade de revisão e refinamento destes para o alcance da adequação ambiental de espaços, enfatizando a possibilidade do estímulo ao adensamento construtivo fundamentado na capacidade de carga do sistema urbano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gianna Melo Barbirato, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)

    Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e doutora pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Alagoas (UFAL). Campus A. C. Simões, avenida Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, 5707-900, Maceió, AL.

  • Simone Carnaúba Torres, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)

    Arquiteta, urbanista e mestre pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA). Doutoranda em Desenvolvimento Urbano na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Campus Arapiraca, avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, 57309-005, Arapiraca, AL. 

  • Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Maceió (AL)
    Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre e doutor pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Professor adjunto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Campus Arapiraca, avenida Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso, 57309-005, Arapiraca, AL.

Referências

ACSELRAD, Henri (Org). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Coleção espaços do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Editora Lamparina, 2009

BRASIL. Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Brasília: D.O.U., 20/12/1979.

BRUSE, M. ENVI-Met® model homepage. (2007) Disponível em: http://www.ENVI-Met®.com. Acesso em: 30 ago. 2013.

CRUZ, M. da S.; BARBIRATO, G.M. Aplicação de ferramentas da climatologia urbana como subsídio às diretrizes do Plano Diretor: exemplo de aplicação em cidade do Nordeste do Brasil. In: 6º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Anais PLURIS 2014. Lisboa, 2014.

FREITAS, R. Entre Mitos e Limites: as possibilidades de adensamento construtivo face à qualidade de vida no ambiente urbano. Ed. Universitária UFPE, 2009. 270p.

HIGUERAS, Ester. Urbanismo bioclimático. Barcelona: GG, 2006.

KATZSCHNER, Lutz. Urban climate studies as tools for urban planning and architecture. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: Anais... Salvador: FAUFBA/LACAM; ANTAC, 1997, 49-58

MACEIÓ, Lei Municipal Nº 5.593, de 08 de Fevereiro de 2007. Institui o Código de Urbanismo e Edificações do Município de Maceió. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br. Acesso em: abr. de 2013.

MACEIÓ, Lei n°. 5528 de dezembro de 2005. Institui o Plano Diretor de Maceió, estabelece diretrizes gerais de política de desenvolvimento urbano e dá outras providências. 2005. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2014.

MELO, Juliana Duarte de. Caracterização climática da cidade de Maceió como subsídio a decisões de planejamento. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Dinâmica do Espaço Habitado) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Maceió, 2009.

SILVA, Geovany Jessé Alexandre da; ROMERO, Marta Adriana Bustos. O urbanismo sustentável no Brasil. A revisão de conceitos urbanos para o século XXI (parte 01). Arquitextos, São Paulo, 11.128, Vitruvius, jan 2011.

TORRES, S.C; FREITAS, R.; BARBIRATO, G.M. Adensamento construtivo e qualidade climática urbana: análises de tipologias espaciais urbanas em clima quente e seco do nordeste brasileiro. In: 6º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Anais PLURIS 2014. Lisboa, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-08

Edição

Seção

Ambiente

Como Citar

Barbirato, G. M., Torres, S. C., & Barbosa, R. V. R. (2015). Espaços livres e morfologia urbana: discussões sobre influências na qualidade climática e sustentabilidade urbana a partir de estudos em cidades no estado de Alagoas – Brasil. Paisagem E Ambiente, 36, 49-68. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i36p49-68