Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo

Autores

  • Julieta Maria Vasconcelos Leite Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Rafaela Rodrigues Alves Souza Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196

Palavras-chave:

Ensino. Teoria. Paisagem. Cadernos de bordo.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma experiência pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na disciplina de Tópicos Especiais em Teoria III. A disciplina visa introduzir ao aluno noções de teoria da paisagem. Parte-se da noção de que nós somos integrantes da paisagem e, por isso, seu entendimento fundamenta-se na percepção e na experiência, englobando aspectos subjetivos. A experiência pedagógica consolida-se no exercício do Caderno de Bordo, elaborado individualmente pelos alunos, onde as suas reflexões são apresentadas de maneira associada a fotografias ou desenhos de paisagens produzidas por eles. A análise dos Cadernos revela maior sensibilização dos alunos em relação à paisagem, despertando olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens e fornecendo bases que auxiliam no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

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Biografia do Autor

  • Julieta Maria Vasconcelos Leite, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, membro do Laboratório da Paisagem (UFPE), responsável pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre a Subjetividade na Arquitetura (Nusarq). PhD em Sociologia da Cultura pela Université Paris Descartes/Sorbonne. Pesquisadora do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien (CEAQ/Sorbonne). Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Laboratório da Paisagem. Avenida Professor Moraes Rego, 1.235, 50670-901, Cidade Universitária, Recife, PE, Brasil. julietaleite@gmail.com

  • Rafaela Rodrigues Alves Souza, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) entre 2014 e 2015. Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Laboratório da Paisagem. Avenida Professor Moraes Rego, 1.235, 50670-901, Cidade Universitária, Recife, PE, Brasil. 
    rafaela.rasouza@gmail.com

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Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Ensino

Como Citar

Leite, J. M. V., & Souza, R. R. A. (2016). Teoria da paisagem em cadernos de bordo: uma experiência no ensino de arquitetura e urbanismo. Paisagem E Ambiente, 37, 181-196. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p181-196