Parque Ecológico Aldeia de Carapicuíba: projeto de paisagismo participativo valorizando um patrimônio histórico

Autores

  • Sylvia Adriana Dobry-Pronsato FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Caio Boucinhas FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Antônio Busnardo Filho FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Denise Falcão Pessoa Universidade Nove de Julho. Curso de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p101-117

Palavras-chave:

Parque. Arquitetura e urbanismo. Arte. Percepção e participação. Patrimônio histórico.

Resumo

Neste artigo discute-se o projeto do Parque Ecológico Aldeia de Carapicuíba, iniciado em 1994 e implantado em 2004. O processo entrelaçou diferentes temas quanto à recuperação e consolidação de sentimentos de pertencimento a um lugar considerado patrimônio histórico e ambiental, e sua valorização. Reflete-se, também, sobre a noção de participação da comunidade, que possibilitou a implantação do parque e facilitou a preservação desse patrimônio histórico e ambiental. O método participativo de projetá-lo possibilitou a articulação de diversos níveis de ensino, resultado do trabalho conjunto entre arquiteto contratado pela prefeitura, alunos da pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, professores, funcionários e alunos da Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Esmeralda Becker Freire de Carvalho, localizada no patrimônio histórico Aldeia de Carapicuíba. Nesse processo, a execução, ainda que parcial em relação ao projeto original, só foi possível pelo envolvimento direto da comunidade, evidenciando que a relação arte-percepção, ao transcender o simples observar, pode contribuir em ações que valorizem o sentimento de pertencimento aos lugares de vida, nesse caso, o patrimônio histórico ambiental. Ao estimular a escola a ocupar os espaços da arte, no desenvolvimento da percepção, abriu-se a probabilidade de maior valorização do patrimônio histórico ambiental e cultural. 

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Biografia do Autor

  • Sylvia Adriana Dobry-Pronsato, FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

    Arquiteta e urbanista pela Universidad Nacional de Córdoba (FAU-UNC), Argentina. Mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professora e pesquisadora no Curso de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário do Mestrado Profissional Stricto Sensu na área de Arquitetura e Urbanismo: Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. Avenida da Liberdade, 749, 7° andar, 01502-001, Liberdade, São Paulo, SP, Brasil. sydobry@gmail.com

  • Caio Boucinhas, FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

    Arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor e pesquisador no Curso de Arquitetura e Urbanismo FIAM-FAAM Centro Universitário do Mestrado Profissional Stricto Sensu na área de Arquitetura e Urbanismo: Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. Avenida da Liberdade, 749, 7° andar, 01502-001, Liberdade, São Paulo, SP, Brasil. cboucinhas@uol.com.br

  • Antônio Busnardo Filho, FIAM-FAAM Centro Universitário. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

    Arquiteto e urbanista pela Faculdade Farias Brito – Universidade de Guarulhos (UnG). Mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor e pesquisador no Curso de Arquitetura e Urbanismo FIAM FAAM, no Mestrado Profissional Stricto Sensu na área de Arquitetura e Urbanismo: Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. Rua Kari, 44, 07047-041, Jardim São João, Guarulhos, SP, Brasil. antbusnardo@gmail.com

  • Denise Falcão Pessoa, Universidade Nove de Julho. Curso de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, concentração em Desenho Urbano, pelo College of Architecture and Urban Planning – The University of Michigan, USA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professora e pesquisadora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho (Uninove) e Centro Universitário Belas Artes. Rua doutor Louis Couty, 35, ap. 71, 05436-030,Jardim das Bandeiras, São Paulo, SP, Brasil. denisefpessoa@hotmail.com

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Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Projeto

Como Citar

Parque Ecológico Aldeia de Carapicuíba: projeto de paisagismo participativo valorizando um patrimônio histórico. (2016). Paisagem E Ambiente, 37, 101-117. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p101-117