Distúrbio Específico de Linguagem: Caracterização Neuropsicológica

  • Sandra Coelho Universidade Atlantica
  • Cristina Petrucci Albuquerque Universidade de Coimbra; Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educacao
  • Mario Rodrigues Simoes Universidade de Coimbra; Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educacao

Abstract

O presente estudo pretende caracterizar o funcionamento neuropsicológico de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) nas áreas da memória visual e verbal, atenção/funções executivas e funções visuopercetivas. A amostra é constituída por 28 crianças com DEL e 28 crianças sem DEL, sendo ambos os grupos equiparáveis em termos de idade, género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. Para o efeito, recorreu-se a testes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra e os dados foram analisados através de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. De um modo geral, os resultados obtidos diferenciam os desempenhos das crianças com DEL dos observados em crianças sem DEL. Em concreto, e comparativamente ao grupo de controlo, o grupo de crianças com DEL apresentou resultados significativamente inferiores na memória visual e memória verbal, na atenção seletiva e sustentada, nas funções executivas, na fluência verbal semântica, nas funções visuopercetivas e na velocidade de processamento.

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Published
2013-04-01
How to Cite
Coelho, S., Albuquerque, C., & Simoes, M. (2013). Distúrbio Específico de Linguagem: Caracterização Neuropsicológica. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 31-41. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201305
Section
Articles