Ludoterapia de Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso

Authors

  • Fernanda Pereira Horta Rodrigues Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciencias Medicas; Departamento de Psicologia Medica e Psiquiatria
  • Maira Bonafe Sei Universidade Estadual de Londrina; Departamento de Fundamentos de Psicologia e Psicanalise
  • Sergio Luiz Saboya Arruda Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciencias Medicas; Departamento de Psicologia Medica e Psiquiatria

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201314

Abstract

Este estudo objetivou discutir o processo psicoterapêutico de um menino de 12 anos de idade com Síndrome de Asperger, um transtorno global do desenvolvimento, atendido em um ambulatório de psicoterapia de um hospital público. O setting terapêutico e a caixa lúdica tiveram que ser modificados e flexibilizados para atender às peculiaridades da criança. São discutidos o vínculo terapêutico e a importância de se manejarem as diferenças entre eu/não-eu para a terapia. Percebeu-se que o atendimento, adaptado às condições do ambulatório público, contribuiu para a capacidade de comunicação e de interação da criança, fato que aponta para a importância do debate sobre a psicoterapia psicodinâmica com esta população e formas de realizá-la.

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Published

2013-04-01

Issue

Section

Articles

How to Cite

Rodrigues, F. P. H., Sei, M. B., & Arruda, S. L. S. (2013). Ludoterapia de Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 121-127. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201314