Sustentabilidade e sociedade sustentável: como estudantes universitários concebem a apresentação dessas idéias em Museus de Ciência

Autores

  • Ângela Maria Hartmann Universidade de Brasília
  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p49-75

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Museu de Ciência, Universidade

Resumo

O conceito de sustentabilidade tem estado crescentemente mais presente nas discussões sobre como melhorar a qualidade da vida humana. O termo, contudo, tem sido adjetivado de diversas maneiras como sustentabilidade ambiental, social, cultural, econômica, o que pode resultar em diferentes compreensões da palavra. Este artigo discute as concepções de sustentabilidade de licenciandos de uma universidade pública que responderam a um questionário com questões abertas. Duzentos e vinte universitários de doze licenciaturas foram convidados a descrever uma sociedade sustentável e a sugerir como a temática pode ser apresentada em um Museu de Ciência e Tecnologia para que os visitantes se apropriem de um entendimento adequado a respeito. Os resultados mostram que esses estudantes atribuem diferentes significados ao termo sustentabilidade, descrevendo várias características para uma sociedade sustentável. Para a apresentação no Museu, os licenciandos sugerem exposições, atividades orientadas e que o próprio prédio seja uma construção sustentável e tenha um funcionamento sustentável.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd775162914