Pesquisa-ação em Educação Ambiental

Autores

  • Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis UNESP; Instituto de Biociências; Depto. De Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p155-169

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Pesquisa-ação, Pesquisa-ação-participativa

Resumo

Os trabalhos do Grupo de Discussão "Pesquisa e Ação" no IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - EPEA, em julho de 2007, partiram da discussão de um texto-base sobre essa metodologia de pesquisa que tratava de suas questões centrais. Essas discussões foram realizadas em dois encontros durante o evento e apontaram características, limites e perspectivas para essa metodologia de pesquisa em EA. O Grupo problematizou a metodologia através da explicitação de dúvidas e discussão do conceito de EA, da compreensão da pesquisa em EA como pesquisa qualitativa e dos limites e possibilidades da pesquisa-ação como modalidade de pesquisa em EA. Este artigo trata, portanto, dos temas debatidos, ampliando as reflexões a partir de questões referentes a essa metodologia colocadas pela prática e pela literatura na pesquisa em educação e em educação ambiental.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

nd1442100719