Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal

  • Ceres Vittori Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Érika Toledo Universidade Estadual de Londrina
  • Jessiara Menezes Universidade Estadual de Londrina
  • Kátia Maffi Maffi Universidade Estadual de Londrina
  • Vitória Beatriz de Aquino Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Técnica Klauss Vianna, Teoria Geral dos Sistemas, trabalho de ator, performance, dramaturgia corporal

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o projeto de pesquisa “Técnica Klauss Vianna e dramaturgia corporal: estudo do sistema de movimento consciente em trabalho de atores”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de estudar os processos criativos do corpo do ator. O texto apresenta conceitos presentes na construção de uma arquitetura corporal capaz de ser atuante no processo de criação e descreve a Técnica como um sistema dinâmico de construção do movimento do ator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceres Vittori Silva, Universidade Estadual de Londrina

Ceres Vittori é atriz, bailarina, diretora e coreógrafa. Mestre em Psicologia pela UNESP (2003) está se doutorando em Letras pela UEL. É docente do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina. Estuda a Técnica Klauss Vianna desde 1987, tendo sido aluna e assistente de Klauss e Rainer Vianna. Atua nas áreas de teatro, dança, arte-educação e psicologia. Atualmente se ocupa da área de dramaturgia corporal e cênica, no Curso de Artes Cênicas da UEL, trabalhando nas linha de pesquisa práticas interpretativas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Técnica Klauss Vianna e Dramaturgia Corporal: estudo sistêmico de movimento consciente em trabalho de atores” e do Programa de Formação Complementar “Práticas de Encenação”.

Érika Toledo, Universidade Estadual de Londrina
Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, pesquisa a Técnica Klauss Vianna há cinco anos, relacionando à poética artaudiana.
Jessiara Menezes, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, desenvolve pesquisa com base na Técnica como sedimento para o trabalho de ator. Aluna pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Científica da UEL. Ministra oficinas para crianças foi estagiária da Casa de Cultura de Londrina por três anos.

Kátia Maffi Maffi, Universidade Estadual de Londrina
Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, é integrante do Grupo Simbiose, no qual vincula a pesquisa na Técnica. Aluna pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Científica da UEL. Atualmente é orientadora artística do Projeto Ademar Guerra.
Vitória Beatriz de Aquino Andrade, Universidade Estadual de Londrina
Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, é pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Artística da UEL. Ministra aulas de dança na Escola Criativa, Londrina, para crianças do Ensino Infantil e Fundamental.
Publicado
2013-05-30
Como Citar
Silva, C., Toledo, Érika, Menezes, J., Maffi, K. M., & Andrade, V. B. (2013). Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal. PesquisAtor, 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838.pesquisator.2013.44915
Edição
Seção
Teatro de Pesquisa