Corpos em ação, artes vivas e interculturalidade

Autores

  • Rocco Mangieri Universidad de los Andes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.56403

Palavras-chave:

artes vivas, corpolalidade, training, interculturalidade, semiótica

Resumo

Este texto é ao mesmo tempo um breve compendio do curso sócio-antropologia teatral (Sociologia) y uma proposta complementar para o ensino das artes cênicas. Os aspectos teóricos de base são: a eliminação dos limites e fronteiras epistemológicas e ideológicas entre as áreas disciplinares e artísticas, o manejo da interculturalidade, os princípios da Sócio-antropologia teatral e em especial o conceito de restauração da conduta ordinária e a necessária vinculação de uma teoria do corpo, da ação e da personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rocco Mangieri, Universidad de los Andes

Semiólogo (Universidad de Bologna, Universidad de Urbino, Italia). Doctor en Filología y semiótica de las artes (Universidad de Murcia, Estudios de escenografía e historia del arte (Universidad de Roma). Realiza estudios de semiótica e historia del espectáculo con Franco Ruffini y Marco de Marinis (DAMS, Departamento de Arte, Música y Espectáculo, Universidad de Bologna) y cursa el Seminario Avanzado en Semiótica Visual con Omar Calabrese y Umberto Eco. Participa en el seminario de Antropología teatral de Eugenio Barba (ISTA). Colabora como docente e investigador en el programa de Maestría de Artes Vivas de la Universidad Libre de Bruxelles.

Publicado

2013-05-30

Como Citar

Mangieri, R. (2013). Corpos em ação, artes vivas e interculturalidade. PesquisAtor, 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838.pesquisator.2013.56403

Edição

Seção

Artigos