Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal

Autores

  • Ceres Vittori Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Érika Toledo Universidade Estadual de Londrina
  • Jessiara Menezes Universidade Estadual de Londrina
  • Kátia Maffi Maffi Universidade Estadual de Londrina
  • Vitória Beatriz de Aquino Andrade Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.44915

Palavras-chave:

Técnica Klauss Vianna, Teoria Geral dos Sistemas, trabalho de ator, performance, dramaturgia corporal

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o projeto de pesquisa “Técnica Klauss Vianna e dramaturgia corporal: estudo do sistema de movimento consciente em trabalho de atores”, desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de estudar os processos criativos do corpo do ator. O texto apresenta conceitos presentes na construção de uma arquitetura corporal capaz de ser atuante no processo de criação e descreve a Técnica como um sistema dinâmico de construção do movimento do ator.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ceres Vittori Silva, Universidade Estadual de Londrina

    Ceres Vittori é atriz, bailarina, diretora e coreógrafa. Mestre em Psicologia pela UNESP (2003) está se doutorando em Letras pela UEL. É docente do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina. Estuda a Técnica Klauss Vianna desde 1987, tendo sido aluna e assistente de Klauss e Rainer Vianna. Atua nas áreas de teatro, dança, arte-educação e psicologia. Atualmente se ocupa da área de dramaturgia corporal e cênica, no Curso de Artes Cênicas da UEL, trabalhando nas linha de pesquisa práticas interpretativas. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Técnica Klauss Vianna e Dramaturgia Corporal: estudo sistêmico de movimento consciente em trabalho de atores” e do Programa de Formação Complementar “Práticas de Encenação”.

  • Érika Toledo, Universidade Estadual de Londrina
    Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, pesquisa a Técnica Klauss Vianna há cinco anos, relacionando à poética artaudiana.
  • Jessiara Menezes, Universidade Estadual de Londrina

    Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, desenvolve pesquisa com base na Técnica como sedimento para o trabalho de ator. Aluna pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Científica da UEL. Ministra oficinas para crianças foi estagiária da Casa de Cultura de Londrina por três anos.

  • Kátia Maffi Maffi, Universidade Estadual de Londrina
    Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, é integrante do Grupo Simbiose, no qual vincula a pesquisa na Técnica. Aluna pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Científica da UEL. Atualmente é orientadora artística do Projeto Ademar Guerra.
  • Vitória Beatriz de Aquino Andrade, Universidade Estadual de Londrina
    Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, é pesquisadora do projeto de bolsa de Iniciação Artística da UEL. Ministra aulas de dança na Escola Criativa, Londrina, para crianças do Ensino Infantil e Fundamental.

Downloads

Publicado

2013-05-30

Edição

Seção

Teatro de Pesquisa

Como Citar

Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal. (2013). PesquisAtor, 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.44915