Por uma Teoria da Atuação

Autores

  • Lucia Regina Vieira Romano Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.52350

Palavras-chave:

Teoria do ator e da atriz, Processos de criação em teatro

Resumo

Por uma teoria da atuação apresenta alguns aspectos do fazer atoral no teatro ocidental e propõe uma “teoria do ator e da atriz”, na qual se desenha um campo de estudos destacado da teoria geral do teatro. Ainda sem contornos claros, esse território poderia ser definido como sendo relacionado à prática do ator e da atriz, seus procedimentos e saberes, com reflexos em uma história do ator e da atriz. Sua estruturação implica na pesquisa de poéticas atorais, a partir de investigações bibliográfica e de campo; requerendo a constituição de modos de valoração crítica próprios, diversos dos constituídos a partir da dramaturgia e da encenação, ainda que em troca constante com as mesmas. A análise estende-se para a sugestão de metodologias de trabalho, em especial, a criação de um laboratório voltado para processos de criação, onde dialoguem a prática e a reflexão teórica, abrindo caminho para a investigação do ensino da interpretação, do treinamento atoral e da participação do(a) intérprete na criação espetacular.

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Biografia do Autor

  • Lucia Regina Vieira Romano, Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Atriz e pesquisadora, é Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontificie Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA – USP).  Docente no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - DACEFC, Campus de São Paulo, atua na Cia Livre de Teatro e na mundana companhia, ambas sediadas em São Paulo.

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Publicado

2013-05-30

Edição

Seção

Artigos