Introdução ao “Drama Parasitário”. Mecanismos da Teatralidade em Die Kontrakte des Kaufmanns / Os Contratos do Comerciante de Elfriede Jelinek

Autores

  • Bruno Monteiro Universidade do Porto. Instituto de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88371927126

Palavras-chave:

Elfriede Jelinek, teatralidade, capitalismo

Resumo

Neste texto, iremos proceder a uma exposição crítica sobre a peça de teatro de Elfriede Jelinek, Die Kontrakte des Kaufmanns, que visa apresentar os princípios de composição literária utilizados pela escritora na sua proposta de um “drama parasitário”. Ao mesmo tempo, vamos procurar resgatar o conjunto de referências contextuais que precedem essa teatralização. Para tanto, começaremos por mostrar o contexto de incubação da peça, passando, em seguida, a introduzir a aproximação irônica e paródica que a escritora conduz sobre o mecanismo de legitimação e naturalização do mercado e suas operações financeiras, em particular pela metafísica econométrica e pelo senso comum mediático. Num terceiro ponto, vamos apresentar os procedimentos especificamente literários com que a escritora vai revelar a lógica da economia capitalista como regime de aniquilação de corpos. Por fim, resumimos a intenção da escritora em usar o teatro como dispositivo de ativação dos espectadores pelo “horror”

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Nao definida

Como Citar

MONTEIRO, Bruno. Introdução ao “Drama Parasitário”. Mecanismos da Teatralidade em Die Kontrakte des Kaufmanns / Os Contratos do Comerciante de Elfriede Jelinek. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 27, p. 1–26, 2016. DOI: 10.11606/1982-88371927126. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/113851.. Acesso em: 19 abr. 2024.