Aprendizagem da língua alemã em contexto universitário por meio da produção de textos associada à tradução

Autores

  • Maria Cristina Reckziegel Guedes Evangelista Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372032211

Palavras-chave:

Aprendizagem de alemão, produção textual, tradução.

Resumo

Este trabalho fundamenta-se em estudos sobre a tradução como recurso metodológico no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. O contexto de pesquisa é a fase inicial de aprendizagem da língua alemã no 1º ano de um curso de Letras. Os estudantes produziram um texto autodescritivo em língua alemã, comentado e corrigido pela troca de e-mails com a professora-pesquisadora. Na sequência, os textos foram distribuídos aleatoriamente aos membros do grupo, que os traduziram para o português. Para a análise, os textos-fonte foram alinhados às traduções com auxílio de um software gerenciador de memória de tradução. Com base em CACHO E BRANCO (2014) e em critérios elaborados a partir de AUBERT (1998), SCOTT (1998 apud LIMA 2004) e CHESTERMAN (1997 apud CACHO; BRANCO 2014), observou-se a aproximação das traduções com a língua-alvo (normalização)ou a manutenção de características da língua-fonte, bem como problemas tradutórios. Tais critérios mostraram-se adequados para verificar como os aprendizes compreendem vocabulário e estruturas da língua alemã. Com objetivos semelhantes, outros aprendizes de alemão compararam os textos nas duas línguas, comentando as traduções. Observou-se que atividades de tradução motivam os aprendizes e auxiliam a aprendizagem, permitindo abordar questões linguísticas e culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Reckziegel Guedes Evangelista, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Letras Modernas
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Letras Modernas, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Araraquara, SP, 14800-901, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. Aprendizagem da língua alemã em contexto universitário por meio da produção de textos associada à tradução. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 32, p. 211–243, 2017. DOI: 10.11606/1982-88372032211. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/134708.. Acesso em: 18 abr. 2024.