CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão

  • Marina Grilli Universidade de São Paulo
Palavras-chave: ensino bilíngue, CLIL, ensino universitário de ALE, ALE no Brasil, competência de leitura

Resumo

Este artigo discute o papel em potencial do Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) na graduação em Letras/Alemão. No Brasil, muitos estudantes iniciam a graduação sem conhecimento prévio da língua alemã, e é sempre um desafio melhorar suas habilidades de leitura em cinco semestres de ensino de idiomas, ao menos até o nível B1. A pesquisa empírica parte da hipótese de que frequentar uma disciplina CLIL pode auxiliar os alunos a melhorar sua competência de leitura em alemão. Para tanto, examinou-se a competência de leitura de estudantes de Letras/Alemão em uma universidade brasileira. Após a categorização de seus erros, foram definidos os fatores que podem ter levado à melhoria da alfabetização.

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Publicado
2019-06-13
Como Citar
Grilli, M. (2019). CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão. Pandaemonium Germanicum, 22(38), 48-74. https://doi.org/10.11606/1982-8837223848
Seção
Artigos