Partes do mito de Orfeu como topoi da poesia em Heiner Müller: aproximações e distanciamentos do poeta “entre instrumentos de arar”

  • Danilo Serpa Universidade de São Paulo
Palavras-chave: mito, Orfeu, Heiner Müller, literatura na DDR

Resumo

Analisando menções ao mito de Orfeu feitas por Heiner Müller, principalmente o poema em prosa “Orpheus gepflügt” e a peça Der Bau, inquire-se em que medida e como a exposição desse mito pode relacionar-se com uma caracterização do poeta que serve de referência ao autor e, porventura, até justificar elementos de sua poesia e poética. Como resultado dessas investigações, indica-se que, no contexto de “Orpheus gepflügt”, distinguem-se objeções à figura de Orfeu. Não obstante, a representação de seu mito conforma uma justificativa para o fazer do poeta em H. Müller. Em Der Bau, ele é inicialmente uma figura repelida, da qual se distancia e até se escarnece, contudo, delineiam-se, por fim, convergências e mesmo uma identificação entre o poeta que se apresenta na peça e Orfeu. Considera-se que, com essas designações do mito de Orfeu, H. Müller expõe um tipo de defesa e legitimação do seu “trabalho com mitos” na própria poesia. Ao longo deste escrito, a articulação de fontes antigas para a representação do mito por H. Müller é perscrutada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-06-13
Como Citar
Serpa, D. (2019). Partes do mito de Orfeu como topoi da poesia em Heiner Müller: aproximações e distanciamentos do poeta “entre instrumentos de arar”. Pandaemonium Germanicum, 22(38), 183-209. https://doi.org/10.11606/1982-88372238
Seção
Artigos