Categorias pluricêntricas no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta de análise

Palavras-chave: Pluricentrismo, DACH-Prinzip, alemão como língua estrangeira, DaF kompakt neu

Resumo

Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros.

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Biografia do Autor

Mônica Maria Guimarães Savedra, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

Camila Meirelles, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

Publicado
2020-07-14
Como Citar
Savedra, M., & Meirelles, C. (2020). Categorias pluricêntricas no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta de análise. Pandaemonium Germanicum, 23(41), 1-23. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8837.v23i41p1-23
Seção
Artigos