Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837244222

Palavras-chave:

Alemão como língua adicional, Música no ensino de línguas adicionais, Ensino com mídias digitais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir e descrever estratégias didáticas durante a realização de um projeto de música em uma disciplina de língua alemã como língua adicional (LA) em contexto universitário. Tendo em vista a importância da inclusão de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de LAs, bem como da promoção do pensamento crítico-reflexivo, focado nos interesses e necessidades da(o)s aluna(o)s de Letras, o projeto de música foi realizado na plataforma Kahoot. Concluímos que as atividades contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem em língua alemã, assim como para uma participação mais ativa e crítica por parte da(o)s estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AQUINO, M. Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 38, set.-dez. 2019, p. 31-47

AQUINO, M. O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (no prelo).

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Oxford. Blackwell, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula (org.). 4ª edição. São Paulo: Ática, 2006.

HALLET, W. Viewing Cultures: Kulturelles Sehen und Bildverstehen im Fremdsprachenunterricht. In: HECKE, C./SURKAMP, C. (Ed.), Bilder im Fremdsprachenunterricht. Tübingen: Gunter Narr, 2010. p. 26-54.

KAPP, K. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012

KIM, H., KNOW, Y. Exploring smartphone applications for effective mobile-assisted language learning. Multimedia-Assisted Language Learning, 2012, p. 31 – 57.

KÖNIG, E. Kontrastive Analysen Deutsch-Englisch: eine Übersicht. In: HELBIG, G.et al.(org.) Deutsch als Fremdsprache. Ein internationales Handbuch, v. 1. Berlin/New York: de Gruyter, 2001, p. 324-330.

KRAMSCH, C.J. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRUMM, H-J. Curriculare Aspekte des interkulturellen Lernens und der interkulturellen Kommunikation. In: BAUSCH, K; CHRIST, H; KRUMM, H. J. (Hrsg.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5. Aufl. Tübingen: A. Francke, 2007, p. 138-144.

LEFFA, V. J. Call as action. In: MARRIOTT, R. C. V; TORRES, P. L. (Org.). E-learning methodologies for language acquisition. Hershey PA: IGI Global, 2009, p. 39-52.

LEITE, S. A. da S. Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo, Casa do Psicólogo. 2006.

MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C. C. DE F. Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.

MARQUES-SCHÄFER, G. Competência Midiática e Tecnologias Móveis: Desafios e Perspectivas para a formação de Professores de Línguas Estrangeiras. Anais do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG), na Universidade de São Paulo, 2015.

MURPHEY, T. Song and music in language learning: an analysis of pop song lyrics and the use of song and music in teaching English to speakers of other languages. Bern, Frankfurt am Main, New York, Paris: Peter Lang, 1990.

MEIRELES, S. M. Fonética na aula de alemão: Schon wieder oder immer weiter? Projekt – Revista Brasileira dos Professores de Alemão no Brasil. N o 31/32. São Paulo: ABRAPA, 1998, p. 47-53.

MIARELLI, R. N. A aprendizagem da língua alemã por brasileiros: aspectos fonéticos e fonológicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. 2019.

MURPHEY, T. Music and songs. Oxford, Oxford University Press, 1992.

PAIVA, V. L. M. DE O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs.). A Formação de Professores de Línguas: Novos Olhares – Volume III. Campinas: Pontes, 2013. p. 209-230.

PEREIRA, P. G. Reflexões sobre o uso de música na sala de aula de língua estrangeira: as crenças e a prática de dois professores de inglês. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiânia. 2007.

PEREIRA, P. G. Reflexões teóricas sobre o uso de música nas aulas de língua estrangeira. Intersecções, v. 7, n. 2, 2014, p. 203-226.

PESSOA, A. R.; DUQUEVIZ, B. C. Learning English musically. Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2006, p. 465-474.

RAJAGOPALAN, K. Por uma Lingüística Crítica: Linguagem, Identidade e a Questão Ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RICHARDS, J. C.; LOCKHART, C. Approaches to classroom investigation in teaching. In. RICHARDS, J. C.; LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: Cambridge Press, 1996, p. 6 – 28.

RÖSLER, D. Deutsch als Fremdsprache: eine Einführung. Stuttgart: Verlag J.B. Metzler, 2012.

ROZENFELD, C. C. F.; VIANA, N. O desestranhamento em relação ao alemão na aprendizagem do idioma: um processo de aproximação ao “outro” sob a perspectiva da competência intercultural. Pandaemonium Germanicum , n. 17, 2011, p. 259-288.

ROZENFELD, C. C. F.; EVANGELISTA, M. C. R. G. O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações-docentes. Pandaemonium Germanicum 14(18), 2011, p. 214-247.

SCHLATTER, M; GARCEZ, P. DE M. Línguas Adicionais (Espanhol e Inglês). In: Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico. (Orgs.). Referencias curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, v. 1, 2009, 127-172.

SONCINI, F.; COSTA, MJ. Efeito da prática musical no reconhecimento da fala no silêncio e no ruído. Pró-Fono Rev Atual Cient. V.18, n. 2, 2006, 161-170.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

Como Citar

AQUINO, Marceli Cherchiglia. Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 42, p. 22–47, 2021. DOI: 10.11606/1982-8837244222. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/176694.. Acesso em: 19 abr. 2024.