Deutsch lernen im Blended-Format: Erfahrungen mit dem brasilianischen Sprachlernprogramm "Idiomas sem Fronteiras - Alemão"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372442165

Palavras-chave:

Ensino híbrido / Blended Learning, Alemão como Língua Estrangeira (ALE), universidades, Brasil

Resumo

Tendo em vista o crescente uso das mídias digitais no ensino de línguas estrangeiras, o presente artigo aborda os desafios e as oportunidades do ensino híbrido (blended learning) através de um exemplo concreto: o programa Idiomas sem Fronteiras, que oferta cursos de alemão online com acompanhamento virtual e presencial desde 2016 em universidades brasileiras. Um estudo realizado com 228 participantes do programa em 2019 fornece resultados empíricos acerca dessa modalidade de aprendizagem no ensino superior brasileiro. A análise dos dados culmina em reflexões sobre a implementação didática do ensino híbrido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor. O programa Idiomas sem Fronteiras. In: SARMENTO, Simone; ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016, p. 293-308.

ABREU E LIMA, Denise et al. O programa Inglês sem Fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do Ensino Superior brasileiro. In: SARMENTO, Simone; ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016, p. 19-46.

BOCK, Wolfgang F. Novas mídias como educadores? Contribuição para a crítica da educação digitalizada. São Paulo, Nankin, 2015, p. 197-221.

BRASH, Bärbel; PFEIL, Andrea. Unterrichten mit digitalen Medien. Stuttgart, Klett, 2017. [DLL-Einheit 9].

BRASIL. Portaria no 973, de 14 de novembro de 2014. Institui o Programa Ciências sem Fronteiras e dá outras providências. Abrufbar unter: http://isf.mec.gov.br/ingles/images/pdf/novembro/Portaria_973_Idiomas_sem_Fronteiras.pdf (22.05.2020).

BURWITZ-MELZER et al. (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6., völlig überarbeitete und erweiterte Auflage. Tübingen, Francke, 2016.

CANI, Josiane Brunetti. Proficiência digital de professores: competências necessárias para ensinar no século XXI. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 402-428, 2020.

DAASE, Andrea; HINRICHS, Beatrix; SETTINIERI, Julia. Befragung. In: SETTINIERI, Julia et al. (org.). Empirische Forschungsmethoden für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Paderborn, Ferdinand Schöningh, p. 103-122.

FONSECA, Jael Glauce; XIMENES, José Carlos. O Programa Idiomas Sem Fronteiras – ISF e a formação do professor de Língua Alemã da Universidade Federal da Bahia. Revista Letras Raras, v. 6, n. 1, p. 7-19, 2017.

GRÜNEWALD, Andreas. Digitale Medien und soziale Netzwerke im Kontext des Lernens und Lehrens von Sprachen. In: BURWITZ-MELZER, Eva et al. (ed.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6. Auflage. Tübingen, Francke, 2016, p. 463-466.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria Rebeca; CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Internationalization and Language Policies in Brazil: What is the Relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.19, n.2, p. 295-327, 2019.

LAUNER, Rebecca. Blende(n)d Deutsch lernen? Ein Blended-Learning-Modell für den Fremdsprachenunterricht. InfoDaF, v. 37, n. 4, p. 426-435, 2010.

MANDL, Eva. Blended Learning. In: BARKOWSKI, Hans; KRUMM, Hans-Jürgen (ed.). Fachlexikon Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Tübingen, Francke, 2010, p. 32.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele C. F. Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo, Edições Hipótese, 2018.

MAYRING, Philipp. Einführung in die qualitative Sozialforschung. Eine Anleitung zu qualitativem Denken. 6., überarbeitete Auflage. Weinheim, Beltz, 2016.

MEISTER, Hildegard; SHALABY, Dalia. E-Learning. Handbuch für den Fremdsprachenunterricht. Ismaning, Hueber, 2014.

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; SANTOS, Elaine Maria; NASCIMENTO, Laudo Natel do; GOMES, Rodrigo Belfort. O Programa Inglês sem Fronteiras e a Formação de Professores de Inglês: uma Análise Preliminar. In: FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; ÁLVARES, Margarida Rosa; PREUSS, Elena Ortiz (orgs.). Anais do V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas: Construções Identitárias de Professores de Línguas. Goiânia, Gráfica UFG, 2014, p. 322-332.

OJEDA, Andrea; VOERKEL, Paul. Experiences at the implementation of German courses in the IsF program: Language policies, challenges and strategies. In: Revista Olhares & Trilhas, v. 20, n. 3, p. 27-43, 2018.

OLIVEIRA, Paulo. Deutsch Lernen und Lehren mit elektronischen Mitteln: von der alltäglichen Anwendung bis zum virtuellen Klassenraum. In: ABRAPA (org.). V Brasilianischer Deutschlehrerkongress & II Deutschlehrerkongress des MERCOSUL. São Leopoldo, 2002, p. 280-299.

OLIVEIRA, Paulo; WUCHERPFENNIG, Norma; VETTER, Anisha. Alemão para universitários: formas híbridas. Caderno de Letras, v. 24, p. 59-84, 2008.

PORST, Rolf. Fragebogen. Ein Arbeitsbuch. 3. Auflage. Wiesbaden, Verlag für Sozialwissenschaften, 2011.

PUST, Daniel. Integrationsmechanismen des Blended Learning im Fremdsprachenunterricht. Eine explorative Fallstudie. Info DaF, v. 46, n. 5, p. 586-601, 2019.

REINFRIED, Marcus. Geschichte des Fremdsprachenunterrichts bis 1945. In: BURWITZ-MELZER et al. (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen, Francke, 2016, p. 619-625.

ROCHE, Jörg. Handbuch Mediendidaktik. Ismaning, Hueber, 2008.

ROCHE, Jörg (org.). Medienwissenschaft und Mediendidaktik. Tübingen, Narr, 2019.

RÖSLER, Dietmar. E-Learning und das Fremdsprachenlernen mit dem Internet. In: HALLET, Wolfgang; KÖNIGS, Frank G. Handbuch Fremdsprachendidaktik. Seelze-Velber, Klett Kallmeyer, 2010, p. 285-289.

RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Stuttgart, Metzler, 2012.

RÖSLER, Dietmar; WÜRFFEL, Nicola. Lernmaterialien und Medien. Stuttgart, Klett, 2014. [DLL-Einheit 5].

ROZENFELD, Cibele C. F. Planejamento de cursos online para professores de alemão: parâmetros em mapa conceitual. Pandaemonium Germanicum, v. 16, n. 22, p. 279-303, 2013.

SARMENTO, Simone; ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016.

SARMENTO, Simone; ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor. Apresentação. In: SARMENTO, Simone; ABREU E LIMA, Denise; MORAES FILHO, Waldenor (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2016, p. 11-16.

SOETHE, Paulo A.; CHAVES, Giovanna L. R. Förderung der deutschen Sprache in Brasilien. In: AMMON, Ulrich; SCHMIDT, Gabriele (orgs.). Förderung der deutschen Sprache weltweit. Vorschläge, Ansätze und Konzepte. Berlin et al., De Gruyter, 2019, p. 887-910.

STALLIVERI, Luciane. Internacionalização e Intercâmbio. Dimensões e perspectivas. Curitiba, Appris, 2017.

VOERKEL, Paul. Deutsch als Chance. Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. [Dissertationsschrift]. Jena: ThULB, 2017. Abrufbar unter: https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644 (22.05.2020)

VOERKEL, Paul; BOLACIO, Ebal. Zu Verwendung und Potenzial von Online-Lernprogrammen und Apps: Erfahrungen und Erwartungen von angehenden DaF-Lehrkräften aus Brasilien. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, 2020.

WEININGER, Markus. Echtes Lernen in virtueller Realität. In: ABRAPA (org.). IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão – Anais. Curitiba, ABRAPA, 2000, p. 637.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

Como Citar

Deutsch lernen im Blended-Format: Erfahrungen mit dem brasilianischen Sprachlernprogramm "Idiomas sem Fronteiras - Alemão". Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 42, p. 165–192, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372442165. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/176740.. Acesso em: 29 mar. 2024.