Olhares brasileiros e alemães: um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira

  • Mergenfel A. Vaz Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Letras
Palavras-chave: anúncios publicitários, percepção, interculturalidade, ensino de língua^i2^scultura estrange

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo comparativo da percepção de textos multimodais, mais especificamente, anúncios publicitários impressos em revistas brasileiras e alemãs, por aprendizes brasileiros de ALE (Alemão como Língua Estrangeira) e por aprendizes alemães de PLE (Português como Língua Estrangeira), com especial atenção para a dimensão intercultural envolvida neste processo. Através da análise desenvolvida no estudo, puderam ser identificados tanto os aspectos culturais mais diretamente relacionados a usos linguísticos (uso de pronomes pessoais e formas de tratamento, por exemplo), quanto de aspectos culturais mais subjetivos (a percepção de estados emocionais, a visão de trabalho, entre outros). Este estudo também discute as implicações do vínculo entre as escolhas linguísticas e a cultura para o ensino de LCE (Língua/ Cultura Estrangeira).

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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Ferreira, M. (2011). Olhares brasileiros e alemães: um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira . Pandaemonium Germanicum, (18), 185-213. https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200011
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik