Da aurora à meia-noite e a questão da intermedialidade no expressionismo

Autores

  • Michael Korfmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto de Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372012000100004

Palavras-chave:

Da aurora à meia-noite, Georg Kaiser, Karl Heinz Martin, expressionismo

Resumo

O presente artigo objetiva reavaliar a questão intermedial do expressionismo referente à Da aurora à meia-noite, obra destacada de Georg Kaiser. O texto, escrito entre 1912 e 1915, e publicado em 1916, foi encenado em inúmeros teatros a partir de 1917. Em 1920, o diretor Karl Heinz Martin realizou sua transposição para o medium fílmico. A primeira parte do presente estudo analisa a forma textual de Da aurora à meia-noite entre tradição teatral e possíveis adaptações de técnicas cinematográficas. A seguir, investiga-se o aspecto visual de sua encenação no âmbito da nova visualidade expressionista no teatro, enquanto que a terceira parte se ocupa do filme Da aurora à meia-noite no contexto da permanente discussão sobre o chamado cinema expressionista

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Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

KORFMANN, Michael. Da aurora à meia-noite e a questão da intermedialidade no expressionismo . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 19, p. 49–81, 2012. DOI: 10.1590/S1982-88372012000100004. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/39796.. Acesso em: 19 abr. 2024.