Processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira e aprendizagem de falantes não-nativos de alemão

  • Kelly Stanich USP; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Selma Meireles USP; FFLCH; Departamento de Letras Modernas
Palavras-chave: memória e linguagem, cognição e linguagem, chunks, produção em língua estrangeira, automatização do conhecimento

Resumo

A cognição pode ser definida como um processo de aquisição de conhecimento que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória. Este processo envolve percepção, atenção, memória e ação, e nem sempre acontece de forma consciente. Mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento, é um processo de conversão de tudo o que é captado pelo aprendiz de acordo com sua identidade e suas experiências. Com base nesse conceito, propõe-se um modelo teórico para o processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira, fundamentado em teorias recentes da neurociência sobre memória, aprendizagem e processamento de representações de seqüências freqüentes na língua (chunks) e ilustrado com dados referentes ao alemão como língua estrangeira. Como resultado, nota-se que o conhecimento teórico sobre a língua estrangeira e a capacidade de utilizá-la são habilidades complementares que interagem na aprendizagem da mesma, mas como saberes distintos, e não estágios do mesmo conhecimento determinados pelo tempo de aprendizagem ou armazenamento na memória, como sugerem alguns teóricos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-01
Como Citar
Stanich, K., & Meireles, S. (2009). Processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira e aprendizagem de falantes não-nativos de alemão. Pandaemonium Germanicum, (14), 179-205. https://doi.org/10.1590/S1982-88372009000100010
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik