Antes da Queda do Muro, além dele e sem ele: A estética emergente em Die neuen Leiden...

Autores

  • Simone Malaguti LMU

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372010000100007

Palavras-chave:

literatura alemã, República Democrática Alemã, processos de transformação, intertextualidade, intermidialidade

Resumo

Nesta análise do romance Die neuen Leiden des jungen W. (1973) em sua intertextualidade com os romances de Goethe, Defoe e Salinger, sugere-se que o texto de Plenzdorf cria um universo estilístico e ideológico instigante a uma produção inserida no contexto literário do Realismo Socialista dos anos 70 na Alemanha Oriental. Vinte anos após a Queda do Muro de Berlim, esse universo revela-se atual, senão modelar, para o (re)trabalho de memória cultural da RDA representado na literatura e no cinema contemporâneos. Para tanto, recorre-se às análises da intertextualidade como um método de abordagem de processos de transformação. Expõem-se, então, os diferentes processos observados no romance em relação aos seus pré-textos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

MALAGUTI, Simone. Antes da Queda do Muro, além dele e sem ele: A estética emergente em Die neuen Leiden... . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 15, p. 91–114, 2010. DOI: 10.1590/S1982-88372010000100007. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/53617.. Acesso em: 18 abr. 2024.