Kausale Satzverknüpfungen im Deutschen

Autores

  • Hardarik Blühdorn

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2006.74487

Palavras-chave:

Coerência textual, Conectores causais, Preposições, Conjunções, Advérbios, Sintaxe, Semântica, Prosódia, Modalidade

Resumo

Este artigo traz uma visão panorâmica do comportamento sintático, prosódico e semântico, bem como da função textual, dos conectores causais do alemão contemporâneo. No primeiro item, a coerência textual é dividida nos domínios da coerência espacial, temporal e causal. Boa parte da coerência espacial e temporal é expressa através de recursos gramaticais, enquanto a coerência causal é expressa principalmente por recursos lexicais: preposições, conjunções e advérbios. No segundo item, apresentam-se os conectores causais mais importantes do alemão contemporâneo e as suas propriedades sintáticas e semânticas gerais. O terceiro item trata do conceito lingüístico de causa, contextualizando-o dentro de reflexões filosóficas mais genéricas sobre a causalidade. O conceito de causa é relacionado aos conceitos subjacentes de situação e condição. O quarto item é dedicado à distinção entre três tipos de conexões causais, chamadas de disposicionais, epistêmicas e deônticoilocucionais. Empiricamente, há muitos casos nos quais uma conexão causal entre duas orações pode receber mais do que uma dessas leituras. Os subitens que se seguem examinam, de uma maneira mais detalhada, as condições sintáticas, prosódicas e semânticas que possibilitam leituras epistêmicas e deônticas de conexões causais. Como os principais fatores que influenciam a interpretação destacam-se a integração sintática, prosódica e informacional das expressões conectadas, a definitude da causa, bem como contextos modais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hardarik Blühdorn

    Der Autor ist wissenschaftlicher Angestellter am Institut für Deutsche Sprache und außerplanmäßiger Professor an der Universität Mannheim.

Downloads

Publicado

2006-12-17

Edição

Seção

Lingüística e Lingüística aplicada – Linguistik und angewandte Linguistik

Como Citar

BLÜHDORN, Hardarik. Kausale Satzverknüpfungen im Deutschen. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 10, p. 253–282, 2006. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2006.74487. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/74487.. Acesso em: 18 abr. 2024.