Die Erzählfähigkeit eines zweisprachig aufwachsenden Geschwisterpaares: eine exemplarische Analyse

Autores

  • Kathrin Schweiger

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2006.74573

Palavras-chave:

Bilingüismo, Pragmática funcional, Narração, Alemão como língua estrangeira, Fomento da linguagem em fase pré-escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a capacidade de crianças narrarem em alemão. Como exemplo, observaram-se dois irmãos bilíngües (alemão – português). Na primeira parte, será explicada a teoria da ‘Pragmática Funcional’, assim como o padrão acional verbal complexo da narração na vida cotidiana. A segunda parte, empírica, explicará as condições e características de uma narração através de um corpus selecionado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kathrin Schweiger

    Die Autorin war 2005/2006 DAAD-Sprachassistentin an der Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2006-12-17

Edição

Seção

Lingüística e Lingüística aplicada – Linguistik und angewandte Linguistik

Como Citar

SCHWEIGER, Kathrin. Die Erzählfähigkeit eines zweisprachig aufwachsenden Geschwisterpaares: eine exemplarische Analyse. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 10, p. 363–393, 2006. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2006.74573. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/74573.. Acesso em: 16 abr. 2024.