Refletir é preciso: procedimentos metodológicos em um estudo piloto com professores em formação na área de alemão como língua estrangeira

Autores

  • Elaine Cristina Roschel Nunes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372340115

Palavras-chave:

ensino de alemão como língua estrangeira, formação inicial, estudo piloto, criatividade local, abordagem reflexiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar em que medida os procedimentos metodológicos de um estudo piloto são adequados para o desenvolvimento de uma pesquisa com foco no estímulo à criatividade de professores de alemão como língua estrangeira. O estudo piloto viabiliza a revisão das escolhas metodológicas, a avaliação da eficácia dos instrumentos e a adequação das fases previstas para a investigação proposta. Para a realização desse estudo, contou-se com a colaboração de três professores em formação no curso de Letras Alemão. Os materiais coletados incluem entrevistas semiestruturadas, relatos em áudio sobre as aulas ministradas (lautes Erinnern), relatos coletados durante um workshop e um encontro final para avaliação do percurso realizado. Como suporte teórico, as premissas da abordagem reflexiva são retomadas, contrapondo-as a demandas recentes. Após a análise dos procedimentos selecionados para incentivar a reflexão, conclui-se que as escolhas metodológicas foram adequadas e permitiram o levantamento de fatores determinantes para o delineamento da pesquisa oficial. Por meio dos instrumentos empregados, os professores em formação identificaram problemas, apontaram soluções e avaliaram as consequências de suas escolhas durante os relatos individuais e no planejamento colaborativo, gerando suas próprias teorias ao procurar compreender a prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Refletir é preciso: procedimentos metodológicos em um estudo piloto com professores em formação na área de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 23, n. 40, p. 115–139, 2020. DOI: 10.11606/1982-88372340115. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/167395.. Acesso em: 28 mar. 2024.