A peça radiofônica alemã dos últimos sessenta anos

Autores

  • Klaus Eggensperger

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2009.74839

Palavras-chave:

peça radiofônica, literatura alemã do pós-guerra, Günter Eich

Resumo

O artigo aborda a trajetória da peça radiofônica alemã do pós-guerra. Depois de uma introdução ao gênero da radiopeça, são comentados três peças exemplares: Träume de Günter Eich, NWDR 1951, como exemplo típico de uma radiopeça literária, e Träume 1951 - Musikalischer Epilog de Hans Schüttler, NDR, do ano 2007, uma obra representativa da Audio-Art contemporânea. O último exemplo é de uma radiopeça pop, Eisstadt, WDR 2005, de Schorsch Kamerun. Eisstadt, uma bricolagem com a mesma pretensão política de Träume, mistura a cultura erudita com a cultura de massa e combina os mais diversos estilos de língua e de música. Ultimamente, com a valorização do audio na Alemanha, a peça radiofônica está passando por uma fase de revitalização, porém sob condições diversas daquelas dos anos cinquenta.

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Biografia do Autor

  • Klaus Eggensperger
    Professor Doutor no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, UFPR, Curitiba.

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Publicado

2009-06-06

Edição

Seção

Literatura/Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

A peça radiofônica alemã dos últimos sessenta anos. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 13, p. 92–106, 2009. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2009.74839. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/74839.. Acesso em: 29 mar. 2024.