Kontingenz-Erfahrung in der Romantik. Ausdrucksbegehren und Zensur bei Karoline von Günderrode

Autores

  • Dagmar von Hoff

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2000.64193

Palavras-chave:

Karoline von Günderrode, Censura, Friedrich Creuzer, Romantismo Alemão, Contingência

Resumo

Este artigo oferece um panorama da vida e obra de Karoline von Günderrode (1780-1806) no Romantismo alemão. Karoline von Günderrode é uma das mais modernas e radicais escritoras de seu tempo, porque ela expressa a contingência, a marca de uma era moderna. O artigo tambéme examina aspectos de gendered censorship [censura em função de gênero] em seu trabalho, especialmente em seus dramas. Para compreender o fenômeno, é necessário ter uma visão da censura de dentro e de fora. O drama e o teatro no século XVIII eram um tabu para as mulheres. Günderrode reagiu com tripla auto-censura: em sua forma de expressar-se, em sua opção por escrever sob dois pseudônimos (Tian e Ion) e em sua decisão de deixar um número de dramas inacabados. Karoline von Günderrode cometeu suicídio aos 26 anos. É possível entender também seu suicídio como um ato de censura no contexto da experiência de contingência no Romantismo.

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Biografia do Autor

  • Dagmar von Hoff
    Die Autorin ist wissenschaftliche Assistentin im Literaturwissenschaftlichen Seminar der Universität Hamburg.

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Publicado

2000-11-05

Edição

Seção

Literatura/Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

Kontingenz-Erfahrung in der Romantik. Ausdrucksbegehren und Zensur bei Karoline von Günderrode. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 4, p. 179–197, 2000. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2000.64193. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/64193.. Acesso em: 28 mar. 2024.