A Megaigreja Hillsong no Brasil: a constituição de um campo religioso transnacional entre o Brasil e a Austrália

Autores

  • Cristina Rocha Western Sydney University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.125085

Palavras-chave:

Hillsong, Transnacionalismo, Globalização, Brasil, Austrália

Resumo

O Brasil é o maior país pentecostal do mundo e é sede de várias megaigrejas. No entanto, a megaigreja australiana Hillsong escolheu a cidade de São Paulo para estabelecer uma de suas filiais em 2016. Neste artigo investigo as conexões transnacionais que propiciaram a chegada da Hillsong no Brasil. Defendo que a intensa globalização das últimas duas décadas (particularmente as novas tecnologias de informação e comunicação) e o desejo de fazer parte do “Primeiro Mundo” tiveram papel fundamental na presença da megaigreja no imaginário dos jovens cristãos brasileiros, o que eventualmente levou a igreja a estabelecer uma filial no país. Em particular, analiso a existência de um campo religioso transnacional entre Austrália e Brasil. O conceito de campo religioso transnacional leva em conta a maneira como instituições religiosas globais afetam a vida quotidiana dos imigrantes, daqueles que ficam para trás e daqueles que retornam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Rocha, Western Sydney University
    Antropóloga, pesquisadora do Australian Research Council e diretora do Centro de Estudos de Religião e Sociedade na Western Sydney University, Austrália. É também editora da revista Journal of Global Buddhism e da coleção Religion in the Americas, da editora Brill.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

A Megaigreja Hillsong no Brasil: a constituição de um campo religioso transnacional entre o Brasil e a Austrália. (2016). Plural, 23(2), 162-181. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2016.125085