A construção da nação na América Latina, um processo interrompido: bloqueios internos e externos

Autores

  • Carlos Serrano Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wilson Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.142993

Palavras-chave:

Pensamento de Celso Furtado, Teoria Marxista da Dependência, economia política do sistema-mundo, nação, desenvolvimento da América Latina.

Resumo

O objeto deste trabalho é a análise da relação entre os projetos de construção da nação e as tentativas de superação do subdesenvolvimento na América Latina diante dos desafios colocados pelas transformações na economia mundial no período 1970- 2010, apresentando os bloqueios internos e externos. Os objetivos são: i) estudar a inserção dependente latino-americana como caso exemplar das Relações Internacionais enquanto ciência de fronteira; ii) compreender os motivos das dificuldades de se construir a nação e superar o subdesenvolvimento na América Latina, principalmente a partir da década de 1970, dadas as transformações da economia mundial sob a hegemonia dos EUA e a manutenção de estruturas internas de dependência; iii) mostrar que o pensamento de Celso Furtado, a Teoria Marxista da Dependência (TMD) e a economia política do sistema-mundo são ferramentas válidas de explicação dessas dificuldades, ao colocarem o papel da hegemonia dos EUA para a compreensão do que ocorre na América Latina nesse período; iv) mostrar a partir de Ruy Mauro Marini os limites da burguesia latino-americana na consolidação da nação. A hipótese de trabalho é que os projetos de construção da nação na América Latina sofrem dificuldades cada vez maiores, dados os sucessivos golpes de Estado e as transformações da economia mundial sob o comando norte-americano, e o aprofundamento do caráter dependente da burguesia regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Serrano Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Cientista político, vice-coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEHC/UFRJ) e doutorando em Ciência Política pelo ISCSP da Universidade de Lisboa.
  • Wilson Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Economista, professor do Instituto de Economia da UFRJ, pesquisador do Laboratório de Estudos de Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC) da UFRJ e do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) da UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Dossiê: "Relações Internacionais: objeto e fronteira das ciências sociais?"

Como Citar

Ferreira, C. S., & Vieira, W. (2017). A construção da nação na América Latina, um processo interrompido: bloqueios internos e externos. Plural, 24(2), 38-64. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.142993