Cidadãos Transitórios: práticas de habitação contenciosa na África do Sul contemporânea

Autores

  • Kerry Ryan Chance Universidade de Bergen
  • Letícia Simões Gomes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153642

Palavras-chave:

Apartheid, Cidades, Cidadania, Desenvolvimento, Despejo, Moradia, Pobreza, Raça

Resumo

O artigo examina práticas informais de moradia que pobres urbanos mobilizam para construir, transformar e acessar a cidadania na África do Sul contemporânea. Após a eleição de Nelson Mandela, em 1994, a provisão de habitações formais para pobres urbanos se tornou uma medida essencial para a inclusão política “não-racial” e a dessegregação de cidades sob apartheid. Contudo, assentamentos urbanos — comemorados nas histórias de libertação como campos de batalha contra o apartheid — foram reclassificados como “favelas” (slums), zonas assinaladas para remoção ou desenvolvimento. Reintegrações de posse desses assentamentos para campos emergenciais do governo têm sido justificadas dentro da lógica liberal de expansão dos direitos à moradia, ligados à cidadania. Meu argumento é que as práticas informais de moradia evidenciam métodos de gestão de populações “faveladas”, bem como a emergência de políticas do viver (living politics) em cidades sul-africanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kerry Ryan Chance, Universidade de Bergen

    Kerry Ryan Chance é professora do Departamento de Antropologia Social da Universidade de Bergen, na Noruega e é Associada Sheila Biddle da Fundação Ford pelo Instituto de Pesquisa W. E. B. Du Bois da Universidade de Harvard University. Ela publicou o livro “Living Politics in South Africa’s Urban Shackland” (2017), que examina o governo e as mobilizações políticas de três cidades sul-africanas desde meados dos anos 1980 até hoje.

  • Letícia Simões Gomes, Universidade de São Paulo

    Letícia Simões Gomes é mestranda pelo departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e membro do corpo editorial da Revista Plural.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Social Urbana e Direito à Cidade: um debate interdisciplinar"

Como Citar

Cidadãos Transitórios: práticas de habitação contenciosa na África do Sul contemporânea. (2018). Plural, 25(2), 220-249. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153642