Teoria pós-crítica, desigualdade social e política educacional: uma breve análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem

Autores

  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maíra Lewtchuk Espindola Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74522

Palavras-chave:

Teoria crítica, reconhecimento social, juventude, política pública.

Resumo

Este trabalho analisa o discurso do ProJovem a partir de seu Projeto Político Pedagógico. Seu objetivo é desenvolver o protagonismo juvenil por meio da escolarização, da orientação ao mundo do trabalho e do desenvolvimento de ações comunitárias. Do ponto de vista teórico-metodológico, este trabalho está situado, na esteira da recente teoria social, nos desdobramentos da categoria do reconhecimento social, cuja utilização está associada à teoria pós-crítica, de Charles Taylor, Nancy Fraser e Axel Honneth. Essa abordagem permite a configuração de profícuo instrumento no entendimento da formação discursiva de políticas públicas, particularmente o ProJovem, cujo objetivo ressalta, por um lado, o reconhecimento simbólico, pela ênfase no protagonismo juvenil e na participação paritária da comunidade e, por outro lado, no reconhecimento distributivo, via escolarização e iniciação ao trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

    Graduado em Psicologia pela UFPB, mestre em Psicologia Social pela UFPB e doutor em Sociologia pela UFPE. Atualmente, é professor pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Educação da UFPB.

  • Maíra Lewtchuk Espindola, Universidade Federal da Paraíba
    Graduada em Pedagogia pela UPFB. Atualmente, é mestranda em Educação pela UFPB

Publicado

2011-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, J. C. de C., & Espindola, M. L. (2011). Teoria pós-crítica, desigualdade social e política educacional: uma breve análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem. Plural, 18(1), 65-92. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74522