Conciliação entre a vida familiar e profissional: experiências e práticas de conciliação e representações sociais face ao “Sentido dos Direitos”

Autores

  • Sofia Alexandra Dias Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.76358

Palavras-chave:

práticas de conciliação, vida profissional, vida familiar, representações sociais, “sentido dos direitos”.

Resumo

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, foi dada maior visibilidade à temática da conciliação trabalho-família (Domingos, 2012). Assim, com este estudo, pretendeu-se conhecer as experiências e práticas sociais de conciliação e compreender como se relacionam essas experiências com as representações sociais dos indivíduos. Adotou-se uma análise qualitativa, tendo sido utilizado o inquérito por entrevista como técnica de recolha de dados. Quanto às experiências de conciliação, pode-se relacionar a partilha dos compromissos familiares com a facilidade ou dificuldade sentida pelas entrevistadas e, no que se refere às práticas e políticas implementadas, conferem à instituição uma cultura organizacional promotora da conciliação. No que se refere ao “sentido dos direitos”, é possível afirmar que existe conformidade entre esse conceito e o usufruto que estes fazem das práticas de conciliação implementadas na instituição. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sofia Alexandra Dias, Universidade da Beira Interior
    Doutoranda em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, Portugal, sob orientação da doutora Filomena Matias dos Santos, e licenciada também em Sociologia pela Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, S. A. (2013). Conciliação entre a vida familiar e profissional: experiências e práticas de conciliação e representações sociais face ao “Sentido dos Direitos”. Plural, 20(2), 87-108. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.76358