O ensino de História na Ditadura Civil-Militar com a institucionalização dos Estudos Sociais

Autores

  • Iêda Viana Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2014.83616

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar, Lei 5.692/71, Estudos Sociais, Michel de Certeau, pr�ticas escolares.

Resumo

O artigo se refere ao contexto da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) e às implicações da Lei 5.692/71 no ensino brasileiro, especialmente com relação à disciplina escolar História, que passa a ser integrada a uma área de ensino, junto com a Geografia, qual seja Estudos Sociais, pelo Decreto 853/71. O foco da análise foram as práticas escolares da área de Estudos Sociais, com o intuito de dar inteligibilidade a movimentos realizados no interior de algumas escolas municipais de Curitiba, procurando deslocar o olhar do lugar próprio (campo político) para o lugar praticado (campo escolar), investigando as reações dos professores municipais diante das diretrizes educacionais, na perspectiva certeauniana (1994), que recusa a visão dos indivíduos como meros consumidores de bens culturais. Como objeto específico da investigação tomou-se a institucionalização dos Estudos Sociais naquelas escolas, por meio de um projeto alternativo ao oficial, o Projeto de Estudos Sociais a partir da longa duração (1975-1985), fundamentado na historiografia francesa, que privilegiava a interdisciplinaridade, entre outros aspectos, o que contribuiu para a legitimação daquele projeto de integração de algumas áreas do conhecimento. A história oral e relatórios institucionais e escolares serviram de aporte metodológico para a pesquisa, cujos resultados revelam que nem sempre as estratégias políticas do regime militar foram cumpridas fielmente, havendo, no campo educacional, por exemplo, uma margem de negociação e resistência que permitiu aos educadores enfrentarem esse período por meio de variadas táticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iêda Viana, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutora em Educação e mestre em História Social pela Universidade Federal do Paraná. Professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. O artigo foi elaborado a partir de dados parciais coletados para a tese de doutorado da autora, com o título “Artes de fazer’ na reforma escolar: o projeto de estudos sociais a partir da longa duração em Curitiba (décadas de 1970-1980)”, defendida no Curso de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, em 2006.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Edição

Seção

Dossiê "50 anos do golpe militar no Brasil: legados, resistências e memórias"

Como Citar

Viana, I. (2014). O ensino de História na Ditadura Civil-Militar com a institucionalização dos Estudos Sociais. Plural, 21(1), 9-30. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2014.83616