Arquitetura e memória

Autores

  • Eneida de Almeida Universidade São Judas Tadeu. Curso de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v22i38p58-77

Palavras-chave:

Memória e arquitetura. Projeto e restauro. Patrimônio arquitetônico.

Resumo

Este texto procura investigar as relações entre o projeto de Arquitetura e o restauro, tendo em vista a diluição da fronteira que distingue essas ações. O estudo detém-se na atuação de dois arquitetos contemporâneos: Lina Bo Bardi(1914-1992) e Aldo Rossi (1931-1997). A análise da produção concreta, aqui representada por uma obra de cada arquiteto – o Sesc Pompéia e o Teatro Del Mondo – baseia-se na possibilidade de refletir sobre o papel da memória na Arquitetura: não apenas a memória presente na materialidade dos edifícios e dos tecidos urbanos, mas também a memória como instrumento ativo no interior dos processos mentais adotados pelos autores dos projetos. Recorrendo aos escritos dos arquitetos, bem como a autores que analisam essas intervenções, busca-se reconstituir o percurso de elaboração do projeto, reconhecendo a estratégia que reinterpreta as experiências do passado com o intuito de superar a tradicional contraposição entre “antigo” e “novo”, entre tutela e inovação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eneida de Almeida, Universidade São Judas Tadeu. Curso de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo (SP)

    Arquiteta pela FAUUSP, mestre pela Sapienza de Roma, doutora pela FAUUSP, professora da graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu.

Referências

ALMEIDA, Eneida de. O “construir no construído” na produção contemporânea: relações entre teoria e prática. 2009. 236 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: EDUSP, 1993..

ARISTOTELE. Opere, vol. II, M. Gigante e G. Colli (org.), Roma-Bari: Laterza, 1982.

ARISTOTELE. On the soul – parva naturalia – on breath. Cambridge: Harvard University Press,1986. BARDI, Lina Bo. Contribuição propedêutica ao ensino da teoria da arquitetura. São Paulo: ILBPMB, 1957. BOGÉA, Marta. Cidade errante: arquitetura em movimento. 2006. 250 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

CARBONARA, Giovanni. La reintegrazione dell’immagine. Roma: Bulzoni, 1976.

CURTIS, William. A arquitetura desde 1900. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2008.

FERRAZ, Marcelo Carvalho (Org.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M.Bardi, 1993.

JORGE, Luís Antônio. O espaço seco: imaginário e poéticas da arquitetura moderna na América. 1999. 315p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

LE GOFF, Jacques. Memória-História. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa nacional: Casa da Moeda, 1984.

ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SMOLKA, Ana Luísa Bustamante. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a08v2171.pdf. Acesso em: 12 fev. 2012.

YATES, Frances. A arte da memória. Tradução de Flavia Bancher. São Paulo: Editora Unicamp, 2007.

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar