O conforto no ambiente construído:

técnica, ambiência e subjetividade

Palavras-chave: Conforto ambiental., Desenvolvimento sustentável., Experiência espacial.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para ampliar a discussão sobre as questões que envolvem os aspectos relativos ao conforto ambiental no ambiente construído e suas derivações, compreendendo o ambiente como lugar de ações participativas por parte de seus usuários. Neste estudo, é abordada a noção de conforto vista sob dois principais aspectos: inicialmente, o mais comum, aquele de um olhar de conteúdo mais técnico, pragmático, a partir das bases geradoras das normatizações, e, em seguida, sob um prisma raramente associado ao tema conforto, de caráter mais subjetivo, atento às sensações dos usuários, com ênfase final na referência à obra do arquiteto contemporâneo Peter Zumthor. O trabalho sequencia seu desenvolvimento estudando as principais fontes normativas como Normas Técnicas e Selos de Qualidade aplicáveis ao ambiente construído, e aborda o pensamento de diversos profissionais contemporâneos dedicados às questões aqui elencadas. Finalizando com uma aproximação ao pensamento de Peter Zumthor, o trabalho expõe, contribuindo à discussão do tema, as dicotomias ainda existentes nas abordagens e, se indaga, abrindo caminho a pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano Braga Viriato de Freitas Filho, Universidade Santa Úrsula

Livre Docente em Projeto de Arquitetura UGF/RJ. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Especialista em Docência Universitária, UGF/RJ; Professor Adjunto 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio desde a fundação do Curso (2002); Professor TP do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula desde 2013; Ex-Professor Assistente da Universidade Gama Filho (1977-2013). Sócio Fundador/gerente - Studio de Arquitetura Paisagismo e Planejamento Gráfico Ltda (1997-2015). Sócio fundador/gerente - Fábrica Arquitetura Ltda (1982-1996). Experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto da Edificação, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologia em arquitetura, Planejamento e projeto de arquitetura, design gráfico e artes gráficas. Participação em orientações TFG e bancas finais nos cursos de arquitetura da PUC-Rio, USU, UFRJ e UGF.

Iazana Guizzo, Universidade Santa Úrsula.

Doutora em urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema Os métodos de concepção do espaço comum: a participação em Christopher Alexander, Lina Bo Bardi e Hassan Fathy e coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula- RJ. É professora do Mestrado de Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído e das disciplinas de Urbanismo IV e Arquitetura XVIII da mesma instituição e participa do escritório Terceira Margem: arquitetura e singularidades. Realizou doutorado sanduíche no Institut d Urbanisme de Paris (2012 e 2013). Mestre pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, mestrado em Estudos da Subjetividade, com o tema Micropolíticas urbanas: uma aposta na cidade expressiva (2008). É formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis - RS, FAU/UniRitter (2004). Atuou (2006 a 2009) como arquiteta e urbanista na área pública (prefeitura do município de Nova Iguaçu - RJ) Participou da equipe de elaboração dos planos diretores de Nilópolis e São João de Meriti (2006) . Atuou, também, como professora substituta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 a 2010). Além de elaborar e executar projetos de arquitetura e intervenções urbanas artísticas.

Eduardo Ferraz Martins, Universidade Santa Úrsula

Doutorado (2012-2015), Mestrado (2009-2011) e Graduação (2003-2008) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral em parceria com a Vale (FDC-2011). Experiência nos setores privado e público nos segmentos de energia, mineração, siderurgia, segurança e educação (Ampla, Gerdau, Vale, Casa da Moeda, CNEN, CEFET-RJ ,UVA e USU). Atuação nas áreas de planejamento e controle, industrial, gerenciamento de projetos e engenharia. Atualmente ocupando os cargos de Engenheiro de produção na Comissão Nacional de Energia Nuclear e de Professor de Engenharia.

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Freitas Filho, H., Guizzo, I., & Martins, E. (2018). O conforto no ambiente construído:. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 25(47), 52-73. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i47p52-73
Seção
Artigos