Modelo Simplificado para Avaliação do Desempenho Térmico de Unidades Habitacionais Térreas

Autores

  • Claudia Loureiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p35-46

Resumo

O desempenho térmico da edificação vem sendo eleito como um dos parâmetros para a seleção de soluções adequadas para a produção de habitações de interesse social. As metodologias de análise do desempenho térmico tiveram grande avanço nos últimos anos, sobretudo com a introdução de recursos computacionais. A grande maioria destes métodos, no entanto, tem sua aplicação na fase de detalhamento de projeto, visando dimensionar componentes e sistemas especfficos. Os métodos simplificados são em menor número e levam em conta modelos físicos, dificilmente adaptáveis a condições mais gerais, restringindo sua aplicação. O presente artigo discute a formulação de um modelo simplificado resultante de dados obtidos em simulações do desempenho térmico de um ambiente padrão, levando em conta tipologias construtivas adotadas pela COHAB-PE e condições de clima da Região Metropolitana do Recife. As simulações foram realizadas utilizando-se o programa NBSLD - National Bureau of Standards Load Determination, baseado nos fatores de resposta térmica dos elementos construtivos da edificação

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FAIST, A. Design aids: present and future. In: SIXTH INTERNATIONAL PLEA CONFERENCE, 1988, Porto/Portugal. Proceedings... Oxford: Pergamon Press, 1988.

GIVONI, B. Man, climate andarchitecture. London, Elsevier, 1969.

KUSUDA, T. NBSLD, the Computer program for heating and cooling loads in buildings. Washington, D. C. National Bureau of Standards, 1976.

LOUREIRO, C. Incidência de variáveis de projeto sobre o desempenho térmico de habitações de interesse social no Estado de Pernambuco. São Paulo, 1990. Diss. (mestr.) - USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

VAN STRAATEN, J. F. Thermal performance of buildings. London, Elsevier, 1967.

Downloads

Publicado

1992-12-19

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Loureiro, C. (1992). Modelo Simplificado para Avaliação do Desempenho Térmico de Unidades Habitacionais Térreas. PosFAUUSP, 1(2), 35-46. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p35-46